Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Polícia Federal realiza segunda fase de operação que investiga a falsificação de diplomas universitários em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e um em São Paulo

Foto: PF/Divulgação
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e um em São Paulo. (Foto: PF/Divulgação)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a segunda fase da Operação Engodo, que investiga um esquema de falsificação de diplomas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e um em São Paulo.

Segundo a PF, na primeira fase da operação, no fim de junho de 2024, o principal investigado foi preso em flagrante em uma clínica estética no bairro Farroupilha, na Capital gaúcha, ao apresentar carteiras de odontologia e biomedicina ideologicamente falsas. Ele era dono do local.

“Durante a primeira fase da Operação Engodo, a investigação conseguiu identificar que, além dos diplomas falsificados em nome da UFRGS, o grupo vendia a promessa de revalidação de diplomas obtidos em instituições de ensino estrangeiras, por exemplo, da Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos”, informou a PF.

A operação desta quarta teve como objetivo obter provas que indiquem a participação de terceiros na emissão fraudulenta de diplomas universitários.

A corporação estima que existam mais de 2 mil diplomas falsos de mestrado, doutorado, pós, especialização e cursos em geral relacionados a esse grupo criminoso, que cobrava cerca de R$ 7 mil por cada unidade. Os diplomas eram destinados principalmente a servidores públicos que desejavam adquirir adicional de qualificação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Estudantes que concluíram o ensino médio e fizeram o Enem já podem sacar bônus de R$ 1,2 mil do programa Pé-de-Meia
Retomada de voo direto a Lisboa traz jornalistas portugueses ao RS para a divulgação de rotas turísticas do Estado
https://www.osul.com.br/policia-federal-realiza-segunda-fase-de-operacao-que-investiga-a-falsificacao-de-diplomas-universitarios-em-porto-alegre/ Polícia Federal realiza segunda fase de operação que investiga a falsificação de diplomas universitários em Porto Alegre 2025-02-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar