Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Polícia prende mais dois suspeitos de ligação com ataques em Londres

Compartilhe esta notícia:

Terroristas atropelaram e esfaquearam as vítimas. (Foto: AFP)

A polícia britânica prendeu mais dois suspeitos de participarem do ataque a ponte de Londres. De acordo com a polícia, os ataques poderiam ter sido pior se os criminosos tivessem alugado um caminhão, em vez de uma van, para ferir os pedestres.

A Polícia Metropolitana de Londres disse neste sábado (10) ter prendido dois homens, um de 27 anos e outro de 28 anos, durante a noite no leste de Londres por suspeita de preparar atos de terrorismo. A polícia já tem sete pessoas sob custódia por suspeitas de ligação com os três terroristas que mataram oito pessoas na Ponte de Londres no último dia 3 de junho.

A polícia divulgou detalhes da investigação. Disse que Khuram Shazad Butt, 27, nascido no Paquistão, era possivelmente o líder da trama e tentou alugar um caminhão de 7,5 toneladas. O caminhão era menor, mas semelhante ao usado no ataque de Nice no ano passado, que matou 86 pessoas e feriu centenas na cidade no sul da França.

Depois que teve pagamento pelo caminhão recusado, Butt e seus dois cúmplices alugaram uma van menor. O plano era avançar sobre multidões e, em seguida, saltar do veículo, mantendo o ataque com fuzis. A ação do grupo oito pessoas mortas e cerca de 50 feridos. Foi o terceiro ataque na Grã-Bretanha em três meses.

Depois de abandonar a van branca, os criminosos usaram facas de 12 polegadas com lâminas brilhantes, de acordo com Dean Haydon, chefe do Comando de Terrorismo da Polícia Metropolitana. A polícia também revelou que mais de uma dúzia de bombas de gasolina foi descoberta na van. Uma cópia do Alcorão aberta em uma página “descrevendo o martírio” também foi encontrada nas casas de um dos terroristas.

Os investigadores acreditam que três vítimas foram mortas na ponte, incluindo um homem que foi jogado no rio Tâmisa, antes de os criminosos deixarem o veículo e esfaquearem mortalmente mais cinco pessoas em torno do mercado de Londres, explicou Haydon. A polícia acredita que Butt estava dirigindo a van.

Butt tinha sido solto sob fiança depois de ser preso por fraude em outubro, disse a polícia. Além do comportamento violento e de ter tentando recrutar crianças pequenas para o grupo do Estado islâmico, ele apareceu em um documentário de TV intitulado “The Jihadis Next Door”, onde foi visto ao lado de homens com uma bandeira associada ao grupo do Estado islâmico.

Haydon, porém, afirmou que “não havia nenhuma evidência descoberta de qualquer planejamento de ataque em relação a ele”. Butt tinha sido duas passagens pela polícia – uma vez por fraude em 2008 e outra em 2010 por assalto. Mas não teve nenhuma condenação criminal. Rachid Redouane, 30, que afirmava ser de origem marroquina e líbia, e Youssef Zaghba, 22, foram outros dois terroristas que participaram dos ataques e, assim como Butt, acabaram mortos pela polícia. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A primeira-ministra britânica Theresa May deve fechar governo minoritário para negociar o Brexit
Presa a técnica de enfermagem que desviava remédios para traficantes em hospital de Sapucaia
https://www.osul.com.br/policia-prende-mais-dois-suspeitos-de-ligacao-com-ataques-em-londres/ Polícia prende mais dois suspeitos de ligação com ataques em Londres 2017-06-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar