Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2015
A polícia da Turquia assumiu nesta quarta-feira (28) o controle dos canais Bugün TV e Kanaltürk em Istambul, que pertencem a um grupo de comunicação ligado à oposição. O incidente acontece a quatro dias das eleições legislativas antecipadas e provocou uma nova onda de críticas à guinada autoritária do presidente Recep Tayyip Erdogan.
A ação foi feita depois que a promotoria de Ancara acusou o grupo de de financiar, recrutar e fazer propaganda a favor do imã Fethullah Gülen, principal rival do presidente. Durante a transmissão ao vivo, a polícia entrou nas sedes das duas emissoras, propriedade do grupo Koza-Ipek. Os agentes usaram gás lacrimogêneo e jatos d’água contra os funcionários que tentaram impedir o avanço.
Os policiais abriram os portões com serras elétricas, segundo as imagens exibidas ao vivo pelo site da Bugün TV. Os agentes e os novos administradores do grupo nomeados pela justiça assumiram o controle dos canais, apesar da oposição do chefe de redação da Bugün TV, Tarik Toros.
“Queridos telespectadores, não se surpreendem caso vejam a polícia em nosso estúdio nos próximos minutos”, disse Toros diante das câmeras. Quando os agentes entraram na redação, ele afirmou: “Quem são vocês? Esta é minha emissora”. Também foram registrados confrontos dentro do edifício entre a polícia e os manifestantes e várias pessoas foram detidas, segundo o canal NTV.