Os colégios eleitorais da Polônia abriram neste domingo (10) as suas portas às 5h (horário local) para o primeiro turno das eleições presidenciais, nas quais 11 candidatos concorrem com o atual presidente, o liberal Bronislaw Komorowski, que busca a reeleição.
As pesquisas indicam que Komorowski, membro da Plataforma Cidadã, será o vencedor com cerca de 40% dos votos. Atrás dele está o candidato do partido nacionalista conservador Lei e Justiça, Andrzej Duda, com 30% dos sufrágios. Duda se consolidou como a alternativa ao liberalismo econômico e ao europeísmo e foi ganhando posições nas últimas semanas.
No entanto, as pesquisas também refletem o surgimento de novas forças políticas, entre as quais se destaca a liderada pela ex-astro de rock Pawel Kukiz, que, segundo os levantamentos, seria o terceiro candidato mais votado, com 10%. Se forem confirmadas essas previsões nas urnas, será preciso um segundo turno, previsto para o dia 24 deste mês. Os mais de 26 mil centros de votação do país fecharão às 19h (horário local, 16h em Brasília).