Ícone do site Jornal O Sul

Por causa das chuvas e do risco de deslizamentos, dois bairros de Gramado foram evacuados

Moradia soterrada deixou dois mortos na cidade. (Foto: Ascom/PMG)

A prefeitura de Gramado, na Serra Gaúcha, evacuou dois bairros por causa dos riscos de deslizamentos. Nesse domingo (19), o prefeito Nestor Tissot se reuniu em seu gabinete com secretários de todas as pastas municipais e Brigada Militar para definir ações preventivas a desastres que podem ocorrer devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias.

Entre as principais ações, está a evacuação do bairro Três Pinheiros devido ao risco de queda de barreira, pois parte do solo da localidade estava cedendo e há rachaduras na Rua Ladeira das Azaléias. As famílias que não tinham para onde ir, foram abrigadas no ginásio do bairro Jardim. A Brigada Militar já deslocou parte do efetivo para o bairro, a fim de garantir a segurança de todas as residências.

Aproximadamente 110 famílias saíram de suas casas, somando moradores do bairro Três Pinheiros e os moradores da Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, que também teve cedência do solo.

Para fazer o pedido de evacuação, o prefeito realizou uma reunião junto à comunidade, por volta das 16h30min desse domingo, na Praça Vereador Garibaldi Ferreira dos Santos. O principal pedido da Administração Municipal, é que as famílias colaborem com a evacuação do bairro, garantindo a segurança de todos. “Sabemos que é difícil, mas pedimos tranquilidade e compreensão neste momento”, disse Nestor.

Na tarde de sábado (18), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender uma grave ocorrência em que uma residência localizada na Linha Marcondes Baixa foi soterrada. Quatro pessoas residiam na casa. Duas pessoas conseguiram sair do local, mas outras duas vieram a óbito. Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e Lidowina Lehnen, de 86, perderam a vida.

Sair da versão mobile