Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 11 de março de 2020
Luca Franzese, ator italiano da série de TV “Gomorra”, postou um vídeo no Facebook dizendo que estava preso em sua casa com o corpo de sua irmã, morta depois de ter contraído coronavírus.
Morador de Nápoles, na Itália, ele está em isolamento após ser exposto à doença. O corpo de sua irmã já estava na casa havia mais de 24 horas quando ele publicou o vídeo. Franzese reclama de não ter recebido ajuda das autoridades italianas.
“Minha irmã morreu ontem, provavelmente por causa do vírus, e estou esperando respostas desde a noite passada. Estamos arruinados. A Itália nos abandonou. Vamos ficar fortes juntos. Compartilhe este vídeo em qualquer lugar”, desabafou ele.
Mais tarde, uma operação especial levou o corpo de Teresa. Após o teste, foi confirmado que a italiana morreu de Covid-19, doença provocada pelo coronavírus.
Franzese disse que mais três membros de sua família fizeram testes e tiveram resultado positivo para o coronavírus.
A Itália está atualmente em confinamento e é a segunda pior afetada pelo vírus no mundo, depois da China, onde a epidemia começou. Uma reportagem do site de notícias “Open” informou que um político estava em contato com Franzese desde 8 de março, quando o primeiro vídeo foi publicado, tentando localizar uma funerária para o corpo.
Novas medidas
A Itália terá novas medidas para conter o novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro Giuseppe Conte nesta quarta-feira (11). Entre elas, estão o fechamento de serviços considerados não essenciais.
O governo italiano estabeleceu as seguintes medidas, que entram em vigor nesta quinta (12) e se estendem até 25 de março:
Todo o comércio, exceto farmácias e mercados que vendem alimentos, deve ficar fechado;
Estabelecimentos que não puderem garantir um metro de distância entre clientes não poderão abrir. Com isso, bares e salões de beleza ficarão fechados;
Entregas de refeições em domicílio estão mantidas, desde que passem por regras sanitárias muito rígidas;
Serviço de transporte continua em funcionamento, assim como bancos, correios e seguradoras;
Fábricas podem funcionar, desde que garantam condições de segurança. Setor agropecuário manterá atividades.
Conte afirmou, ainda, que os italianos não precisarão correr aos supermercados para comprar alimentos — estabelecimentos do tipo continuarão abertos. Imagens de prateleiras vazias foram vistas na Itália e em outros países em meio à crise gerada pelo novo coronavírus.
Nesta quarta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de novo coronavírus. Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.