Domingo, 20 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Por que Janja não acompanhou Lula em cerimônia no QG do Exército

Compartilhe esta notícia:

“Ela não se sente bem”, diz uma fonte da caserna, ao falar da ausência de Janja.(Foto: Claudio Kbene/Agência Brasil)

Janja, que divulga agenda até para dizer que vai ficar no Alvorada, não acompanhou Lula na cerimônia do Dia do Exército, na quarta-feira, no Quartel-General da instituição, em Brasília.

A primeira-dama é conhecida por participar de quase todas as agendas institucionais do marido, menos as que envolvem militares.

“Ela não se sente bem”, diz uma fonte da caserna, ao falar da ausência de Janja.

Ministro defende que Janja continue representando Lula no exterior

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a primeira-dama Janja Lula da Silva continuará representando o Brasil em eventos oficiais internacionais sempre que for convidada, designada ou desejar.

“A gente ainda tem um mundo muito machista. E quem é Janja Lula da Silva? Uma pessoa formada, socióloga, já trabalhou no batente de um centro de referência em assistência social. Então, como o próprio presidente diz, ela vai ser o que quiser ser. Ela vai fazer a agenda que quiser porque todas as mulheres devem ter essa liberdade de total autonomia”, disse em entrevista.

Janja viajou para Roma (Itália) em fevereiro para participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas). Ela foi convidada pelo fundo. Wellington Dias também participou. A viagem custou ao menos R$ 260 mil aos cofres públicos.

O ministro citou como exemplo a atuação da ex-primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008), que foi casada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“Eu vou citar um exemplo, não gosto muito de citar, mas tive uma relação de proximidade com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ali vi a importância da dona Ruth Cardoso. Quantas vezes ela representou o Brasil em fóruns internacionais”, afirmou.

Janja tem sido criticada pela oposição pelos gastos em viagens e os custos de sua equipe, mesmo sem a primeira-dama ter um gabinete oficial na estrutura do governo.

A ida da primeira-dama ao Japão, por exemplo, foi motivo de insatisfação dos opositores. Janja chegou ao país no dia 18 de março, uma semana antes da chegada do próprio presidente brasileiro, sem anúncio prévio.

A equipe da primeira-dama justificou a viagem antecipada, afirmando que ela acompanhou a equipe precursora “para economizar passagem aérea” e negou qualquer falta de transparência. O presidente rebateu a oposição por questionar as viagens de Janja ao afirmar que os questionamentos são “molecagem”, “fake news” e “irresponsabilidade”.

Ele disse que a companheira é independente. “Ela vai estar onde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”, declarou Lula em 29 de março. As informações são da Revista Veja e portal 360.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Suprema Corte dos Estados Unidos suspende deportações de imigrantes venezuelanos utilizando lei do século 18
Bolsonaro usa redes para criticar asilo para ex-primeira-dama do Peru
https://www.osul.com.br/por-que-janja-nao-acompanhou-lula-em-cerimonia-no-qg-do-exercito/ Por que Janja não acompanhou Lula em cerimônia no QG do Exército 2025-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar