Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Para realizar a sabatina de André Mendonça, senadores avaliam reunir Comissão de Constituição e Justiça do Senado sem a presença de Davi Alcolumbre

Compartilhe esta notícia:

Regimento prevê reunião de comissão sem consentimento de seu presidente.

Foto: Divulgação
Regimento prevê reunião de comissão sem consentimento de seu presidente. (Foto: Divulgação)

Senadores favoráveis à realização da sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), avaliam que, em último caso, poderão realizar uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sem o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que permanece resistente à indicação do ex-advogado-geral da União. O regimento da Casa prevê a possibilidade de haver sessão mesmo sem o consentimento do senador que comanda a comissão.

De acordo com o regimento, a CCJ deve se reunir todas as quartas-feiras. Para isso, basta haver um quinto dos membros presentes. O movimento, estudado como um plano B caso Alcolumbre siga resistindo, funcionaria como uma espécie de “autoconvocação”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), marcou um esforço concentrado, ou seja, um calendário para a Casa analisar indicações de autoridades entre o final de novembro e início de dezembro. Além de Mendonça, há nomeações represadas para cargos no Conselho Nacional do Ministério Público(CNMP ) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Mesmo após o anúncio, Alcolumbre disse a aliados que não há acordo para apreciar o processo do escolhido de Jair Bolsonaro para o Supremo. Isso fez com que senadores considerem que, em último caso, a sabatina poderia ser realizada à revelia do colega amapaense. O líder do Podemos, senador Álvaro Dias (PR), está entre os que defendem o plano.

“Esse apagão da comissão de Justiça compromete não só o processo legislativo como também o funcionamento de outras instituições que estão paralisadas, como o CNJ, o CNMP, por falta de integrantes que aguardam sabatinas. Inclusive o Supremo, que está vivendo o impasse do empate em razão da ausência de um de seus integrantes”, afirma Dias.

Quando há empate em julgamentos criminais, o resultado proclamado é favorável a réus e investigados. A demora na apreciação do nome de Mendonça pelo Senado está desfalcando a Segunda Turma do STF.

O líder do MDB, Eduardo Braga (AM), disse que “não há espaço” para se fazer um esforço concentrado sem realizar a sabatina de Mendonça, mas acredita que não será necessário fazer uma autoconvocação da CCJ.

“Isso só acontecerá se o Davi não quiser presidir. Mas não vejo necessidade disso, sinceramente. Acho que o Davi sabe medir a temperatura da Casa”, disse.

Pessoas próximas ao ex-AGU consideram difícil contornar a resistência de Alcolumbre. Por isso, a maior aposta no momento é conseguir viabilizar que a sessão ocorra sem o senador na presidência, mesmo se eventualmente a convocação for feita por ele. Nesse cenário, senadores que apoiam Mendonça tentam convencer o vice-presidente da CCJ, Antonio Anastasia (PSD-MG), a assumir o comando da comissão provisoriamente no dia em que forem colocar o plano em prática.

tags: Política

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Afastado do cargo de governador do Tocantins por determinação do Superior Tribunal de Justiça já foi alvo de sete operações da Polícia Federal
Moradores do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, apresentam demandas da comunidade durante encontro com gestores
https://www.osul.com.br/por-sabatina-de-andre-mendonca-senadores-avaliam-reunir-comissao-de-constituicao-e-justica-do-senado-sem-a-presenca-de-alcolumbre/ Para realizar a sabatina de André Mendonça, senadores avaliam reunir Comissão de Constituição e Justiça do Senado sem a presença de Davi Alcolumbre 2021-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar