Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre amplia em 65% as adoções de espaços públicos em quatro meses

O programa Centro+ centraliza os esforços de revitalização da região. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

O Programa Seja Parceiro de Porto Alegre, lançado em março deste ano, ampliou em 65% o número de adoções do município. Neste período, foram assinadas 19 adoções de praças, 26 de rótulas ou canteiros e os 750 metros do Muro da Mauá.

Além disso, foram recebidas dez doações, entre elas a revitalização da Fonte Talavera e a grafitagem de seis pilares da Elevada da Conceição. Também foram renovados contratos que já estavam em andamento. No total, são 117 adoções ou doações vigentes na Capital.

“Estamos muito satisfeitos com o comprometimento das empresas e cidadãos com o projeto. Temos percebido um grande engajamento da população que aceitou o desafio de, junto com o município, cuidar dos espaços públicos”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

Para a ampliação das adoções e doações, a diretoria de Parcerias Comunitárias da SMP (Secretaria Municipal de Parcerias) tem desenvolvido um trabalho de busca ativa e contado com o apoio das subprefeituras.

“Como os processos não eram unificados em uma única secretaria, fizemos um levantamento do que estava em andamento e conversamos com alguns adotantes para buscar a ampliação dos contratos. Além disso, temos feito uma busca ativa com parceiros e recebido de forma voluntária a manifestação de interesse, sobretudo de empresas localizadas nos bairros”, afirma o diretor de Parcerias Comunitárias da SMP, Pedro Meneguzzi.

Neste processo para ampliação das parcerias, as subprefeituras exercem um papel fundamental. “Atuando na ponta, os gestores e chefes de democracia participativa fazem um importante papel de articulação”, diz o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

Sair da versão mobile