A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 2.020 doses de vacinas contra o coronavírus na ação realizada neste sábado (28), na Orla do Guaíba. Foram 769 vacinas de primeira dose e 1.251 de segunda dose.
A imunização ocorreu na tenda instalada na Rótula João Belchior Marques Goulart, no cruzamento das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Loureiro da Silva, das 11h às 17h.
No Dia do Voluntariado, celebrado neste sábado, a ação contou com o apoio de alunos e professores voluntários da Escola Técnica Cecília Meireles (SEG), Factum Faculdade, Uniritter e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O sábado de tempo bom ajudou na procura da imunização contra a covid-19, segundo alunos e professores da Uniritter. Os voluntários dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Biológicas e Fisioterapia realizaram orientação e cadastro do público no registro das doses no sistema do Ministério da Saúde e nas aplicações. A universidade tem atuado ao lado da prefeitura a cada final de semana, desde que começaram as ações em unidades móveis, iniciativa que ajudou a ampliar o alcance da imunização coletiva e manter a cidade no topo da lista entre as capitais que mais vacinam.
“Estamos engajados desde o começo da campanha de vacinação e assim seguiremos até que todos estejam com o esquema vacinal completo. Ou até as aplicações das doses de reforço, se for preciso manter essa estratégia”, salienta o professor Tiago Paiva.
Vacinação no domingo
Neste domingo (29), a campanha de vacinação contra a covid continua para porto-alegrenses a partir de 18 anos e demais grupos já contemplados. O local da aplicação será a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde, que estará estacionada na Paróquia da Igreja Santa Rosa de Lima, na avenida Bernardino Oliveira Paim, 82, bairro Rubem Berta. O atendimento será das 9h às 13h.
No local, também haverá aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem tomou a primeira dose há mais de dez semanas ou 28 dias, respectivamente.
A aplicação da primeira dose em adolescentes com comorbidades acima de 12 anos e a aplicação da segunda dose da Pfizer para pessoas vacinadas com Oxford/AstraZeneca há 10 semanas ou mais serão retomadas nesta segunda-feira (30).