Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre confirma 11.189 casos de dengue em 2024

Nas duas últimas semanas foram 11 casos confirmados, em sete bairros. (Foto: Reprodução)

Porto Alegre tem 11.189 casos confirmados de dengue em 2024 até 28 de setembro. Do total, 9.857 foram contraídos na cidade, 504 são infecções contraídas fora da cidade e 828 têm local de infecção indeterminado. O total de ocorrências suspeitas notificadas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) soma 37.875. Os números foram atualizados nesta segunda-feira (30) e estão sujeitos à revisão.

Nas duas últimas semanas foram 11 casos confirmados, em sete bairros. No período analisado, a Capital registrou 11 óbitos por dengue entre moradores. Cumulativamente, todos os bairros da cidade registraram casos de dengue neste ano.

A faixa etária dos 21 a 30 anos mantém a maior proporção dos casos confirmados (18,4%) e a maioria dos pacientes são do sexo feminino (53%). Os principais sintomas relatados pelos pacientes são febre, cefaleia e mialgia.

Vacina

O Ministério da Saúde manifestou sua preocupação em relação à baixa taxa de vacinação contra a dengue em São Paulo. Dos 1,1 milhão de doses recebidas, apenas 474 mil foram administradas como primeira dose, e cerca de 149 mil pessoas retornaram para a segunda aplicação. Isso resulta em uma taxa de conclusão do esquema vacinal de apenas 31%.

Em todo o Brasil, foram aplicadas 2,2 milhões de primeiras doses, com menos de 29% das pessoas voltando para a segunda. Atualmente, a vacina está disponível exclusivamente para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, que são os mais afetados por hospitalizações devido à dengue. A imunização não foi autorizada para a população idosa. O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pela distribuição da vacina, que requer um intervalo de três meses entre as doses.

Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, ressaltou que a adesão à vacina é especialmente baixa entre os jovens, que não costumam frequentar os serviços de saúde com regularidade.

Sair da versão mobile