Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de dezembro de 2021
Desde 10 de dezembro, a Capital identificou, por genotipagem, 21 casos de amostras compatíveis com ômicron.
Foto: Luciano Lanes/PMPANesta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saude (SMS) de Porto Alegre informou oficialmente que a cidade já tem transmissão comunitária da variante ômicron do coronavírus. O fato tem por base a identificação de pelo menos cinco casos cujas amostras laboratoriais mais detalhadas confirmaram a presença de mutações típicas da nova cepa.
Tais amostras são de pessoas que não viajaram recentemente, nem tiveram contato conhecido com quem tenha deixado a capital gaúcha. Isso sugere que tenham contraído a variante na cidade. O material biológico foi enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para sequenciamento total do genoma viral.
Desde o dia 10 de dezembro, as autoridades da capital gaúcha identificaram por genotipagem ao menos 21 casos de amostras compatíveis com a nova cepa. Outras duas amostras, que tiveram teste do tipo “RT-PCR” positivo para o coronavírus, foram associadas à variante, pelo critério epidemiológico.
Dos 23 casos, oito são de pessoas que viajaram para o exterior, ao passo que outras seis tiveram contato com esses viajantes e cinco não apresentam histórico recente de viajaram recentemente, nem mantiveram contato conhecido com quem tenha viajado. Há também quatro ocorrências sob cuja origem da infecção está sendo apurada.
Os casos confirmados estão sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Os infectados relatam já ter recebido ao menos uma dose de vacina. “Reforçamos as medidas de cuidado, ainda mais no período das festas de fim de ano”, destaca o titular do órgão, Fernando Ritter.
Dentre as recomendações, deve ser dada atenção especial à vacinação contra covid, incluindo a aplicação da dose de reforço para todos os indivíduos com idade a partir de 18 anos. O intervalo mínimo varia de acordo com o imunizante recebido e a condição de saúde do indivíduo:
– A partir de quatro meses da aplicação da segunda dose, de acordo com escalonamento definido pela SMS;
– A partir de dois meses da dose única;
– A partir de 28 dias da segunda dose para imunossuprimidos.
Serviço
Nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, Porto Alegre tem 47 opções de local para busca da primeira e segunda dose de vacina contra covid, além da injeção de reforço. Mas o serviço será oferecido somente das 8h ao meio-dia e com interrupção no sábado (devido à expectativa de baixa procura), sendo retomando na segunda-feira.
Os endereços disponíveis podem ser conferidos nas redes sociais e no site oficial prefeitura.poa.br. As autoridades em saúde aproveitam para reiterar a importância de que a população não afrouxe as medidas básicas de prevenção, a exemplo do uso de máscara, higienização constante das mãos, distanciamento mínimo interpessoal, ventilação natural de ambientes e o isolamento de casos suspeitos e confirmados.