Sábado, 19 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre decreta situação de emergência em razão da epidemia de dengue

Compartilhe esta notícia:

O decreto autoriza uma série de ações administrativas excepcionais para conter o avanço da epidemia e minimizar os impactos na saúde pública

Foto: Reprodução
O decreto autoriza uma série de ações administrativas excepcionais para conter o avanço da epidemia e minimizar os impactos na saúde pública. (Foto: Reprodução)

Com quase 20 mil ocorrências suspeitas notificadas e 4,2 mil casos de dengue confirmados em 2025 em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo decretou situação de emergência em saúde pública. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (17).

A decisão busca intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e garantir uma resposta rápida e coordenada frente ao agravamento do cenário epidemiológico. Porto Alegre registra dois óbitos pela doença: duas mulheres, de 59 e 72 anos, ambas com comorbidades.

O decreto autoriza uma série de ações administrativas excepcionais para conter o avanço da epidemia e minimizar os impactos na saúde pública. Entre as principais medidas, estão: aquisição imediata de insumos, prorrogação de contratos e convênios, assistência médica a pacientes e ações de controle ambiental; realocação de servidores para áreas com maior demanda, suspensão de férias e folgas de servidores municipais envolvidos diretamente no combate à epidemia.

Alerta

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) vem alertando para o crescimento exponencial dos casos de dengue nos últimos dias, com bairros em situação crítica. Há três sorotipos virais detectados cidade: DENV1, DENV2 e DENV3, entre os quatro existentes. Os bairros com maior incidência de casos por 100 mil habitantes são Passo das Pedras, Jardim Itu, Jardim Floresta, Jardim Sabará e Morro Santana.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, reforça a importância da colaboração da população. “Pedimos que permitam a visitação dos agentes de saúde em suas casas. Eles estão identificados, com colete e crachá da prefeitura. O decreto nos oferece os meios legais para agir de maneira mais rápida e eficiente, mas a verdadeira mudança acontece com o comprometimento de todos em combater o mosquito e ajudar no enfrentamento à doença”, destaca.

Mobilização

As ações de campo serão intensificadas, com agentes comunitários de saúde e de combate a endemias realizando visitas domiciliares para identificar e eliminar criadouros do mosquito. As denúncias recebidas via 156 terão tratamento prioritário, especialmente nas áreas com maior concentração de casos.

Tendas na Zona Norte

O Grupo Hospitalar Conceição instalou tenda da Força Nacional do SUS contínua à UPA Moacyr Scliar, para atendimento de dengue a partir desta quinta-feira, 17h. O espaço funcionará 24h.

Outra tenda de hidratação funcionará no Stock Center (avenida Manoel Elias, 901 – Passo das Pedras) ainda neste mês, com data a ser definida nos próximos dias. No local, atuarão mais de 20 profissionais de saúde, com atendimento diário, das 8h às 22h.

Além disso, unidades de saúde terão abertura em finais de semana e feriados para atendimento de pacientes sintomáticos. Todos os casos suspeitos devem ser notificados pelas equipes de saúde.

Auxílio médico

Em casos com sintomas leves de dengue, a população deve procurar a sua unidade de saúde. Já pessoas com sinais de alarme, como vômitos persistentes, dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, dificuldade para se alimentar ou sinais de desidratação, é fundamental buscar imediatamente serviços de urgência, como a UPA ou qualquer pronto atendimento da Capital.

Principais sintomas da dengue:

Febre
Vômito
Dor no corpo
Dor de cabeça

Cuidados redobrados:

Evitar água parada em qualquer recipiente;
Descartar o lixo corretamente;
Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
Tratar adequadamente a água de piscinas;
Evitar acúmulo de água em piscinas plásticas e brinquedos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Bolsonaro permanece na UTI e tem melhora em exames laboratoriais
Encenação da Paixão de Cristo em Porto Alegre acontece no Morro da Cruz nesta Sexta-Feira Santa
https://www.osul.com.br/porto-alegre-declara-situacao-de-emergencia-devido-a-epidemia-de-dengue/ Porto Alegre decreta situação de emergência em razão da epidemia de dengue 2025-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar