Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de março de 2021
Com o recebimento de um novo lote de vacina contra o coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre se prepara para incluir idosos mais jovens que 78 anos (atualmente a idade mínima para imunização na capital gaúcha) no público-alvo da campanha. Um anúncio deve ser feito já nesta quinta-feira (11).
Uma informação extraoficial indica a possibilidade de que o cronograma a ser atualizado abrace os cidadãos com 77, 76 e 75 anos, de forma escalonada – logística que tem sido adotada nas últimas semanas, em ordem decrescente, a fim de evitar aglomerações nos postos de saúde e drive-thrus.
Caso se confirme, tal ampliação será viabilizada por uma cota de 33,2 mil das quase 188 mil doses enviadas na noite de terça-feira (9) pelo Ministério da Saúde e repassadas a todas as regiões gaúchas no dia seguinte pelo governo do Rio Grande do Sul. Trata-se da sétima remessa feita ao Estado desde janeiro.
“A preparação da logística e operacionalização da distribuição das doses será realizada nesta quinta-feira”, informou a prefeitura de Porto Alegre em seu site oficial. “O cronograma de novas faixas etárias será estabelecido e divulgado pela SMS também neste dia.”
Coronavac
As ampolas que chegaram nesta semana são da Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria no Brasil com o Instituto Butantan-SP. Outros lotes abrangeram o imunizante britânico de Oxford-Astrazeneca, elaborado no País em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Ambas preveem a aplicação de duas injeções.
(Marcello Campos)