Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Porto Alegre e outras três capitais apresentam alta de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves

Compartilhe esta notícia:

O boletim foi divulgado nesta quinta-feira pela Fiocruz.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

De acordo com o novo Boletim InfoGripe, referente à Semana Epidemiológica de 6 a 12 de agosto, quatro capitais apresentam alta de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG): Belém (PA), Boa Vista (RR), Natal (RN) e Porto Alegre (RS). Houve também ligeiro crescimento na população maior de 65 anos, na capital gaúcha.

O boletim, divulgado nesta quinta-feira (17) pela Fiocruz, indica manutenção de volume expressivo de novos casos semanais de SRAG no Acre, mas com interrupção no aumento. Já no Rio de Janeiro, o cenário não sugere aumento, apenas pequenas oscilações.

Segundo o estudo, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, foi de vírus sincicial respiratório (25,2%); Sars-CoV-2/Covid-19 (22,3%); influenza A (5%); e influenza B (2,5%).

Entre os óbitos registrados a presença desses mesmos vírus entre os resultados positivos foi de Sars-CoV-2/Covid-19 (52,6%); vírus sincicial respiratório (10,5%); influenza A (9,2%); e influenza B (6,6%).

O levantamento alerta para o crescimento de novos casos semanais e de internações associados ao rinovírus entre crianças de 2 a 4 anos e de 5 a 14 anos de idade no Espírito Santo, Bahia, Paraná e São Paulo, além da capital do Rio Grande do Norte (Natal).

“Não há indícios de que pode ser uma retomada da covid-19 nessas faixas etárias, nem do vírus Influenza, mas o rinovírus está com um ligeiro aumento e a gente tem visto aumento nas internações nessas faixas etárias”, analisou o coordenador do InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Gomes.

O rinovírus é o principal causador de resfriados. Na maioria dos casos, ele provoca coceira no nariz ou irritação na garganta, seguidos por espirros, congestão nasal e febre baixa.

Gomes salienta que em relação às crianças menores de 2 anos de idade se vê sinal de aumento de casos ligados ao rinovírus em Roraima e nas capitais Boa Vista e Porto Alegre.

Por fim, o coordenador do InfoGripe destacou a importância de os estados continuarem os fluxos de coleta e envio de amostras para manutenção da capacidade de vigilância genômica do Sars-CoV-2 (covid-19) em todo o Brasil.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Veja onde se vacinar contra Covid-19 e gripe nesta sexta-feira em Porto Alegre
Senador Flávio Bolsonaro confirma encontro de Bolsonaro com hacker para discutir supostas vulnerabilidades da urna eletrônica
https://www.osul.com.br/porto-alegre-e-outras-tres-capitais-apresentam-alta-de-casos-de-sindromes-respiratorias-agudas-graves/ Porto Alegre e outras três capitais apresentam alta de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves 2023-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar