Porto Alegre é a quarta capital do País com o melhor desempenho no programa Previne Brasil, que mede a qualidade da Atenção Primária à Saúde. A lista foi divulgada na última sexta-feira (7) pelo Ministério da Saúde. A avaliação ocorre a cada quatro meses e tem impacto no financiamento federal.
À frente das metrópoles – e também das capitais – desde o primeiro quadrimestre está Manaus (AM), com 8,37, seguida por Maceió (AL), 7,53, Curitiba (PR), 7,31, Porto Alegre (RS), 7,12, e Brasília, com 6,53. “A capital gaúcha segue avançando na melhoria da qualidade de assistência em saúde da população”, afirma a diretora da área na Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer.
Previne Brasil
O Programa Previne Brasil traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. A nova sistemática altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada (modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
O resultado do desempenho dos municípios brasileiros no segundo quadrimestre de 2022, conforme avaliação do Ministério da Saúde, pode ser consultado aqui.