Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre já conta com 300 “prefeitos de praça”

Iniciativa tem por base a atuação de voluntários na zeladoria desse tipo de espaço de lazer. (Foto: Marcello Campos/O Sul)

Com a nomeação de mais três “prefeitos de praça” na região central de Porto Alegre neste sábado (11), a prefeitura ampliou para 300 o número de cidadãos voluntários que contribuem para a zeladoria desse tipo de espaço de lazer. A meta é chegar a 500 encarregados até o fim do ano.

Receberam o título os representantes das praças Lupicínio Rodrigues, Saudade e Major Joaquim de Queiroz. também foi lançado um guia para nortear os trabalhos dos colaboradores junto aos órgãos municipais.

Ao final do evento, a comunidade, os parceiros e os gestores públicos assinaram o “Pacto de Governança”, documento que oficializa a corresponsabilidade de todos no cuidado com as praças.

“Estabelecemos uma importante relação de proximidade e parceria com os moradores, selando o compartilhamento da responsabilidade na zeladoria das praças”, destacou o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

Ao celebrar a marca simbólica de 300 prefeitos nomeados, o prefeito Sebastião Melo ressaltou que não se trata apenas de um crachá concedido, mas de um ato de amor por Porto Alegre:

“Isso é um valor enorme de uma cidade: poder público e sociedade trabalhando coletivamente para o embelezamento das praças. Quando o espaço público não é ocupado, os desocupados tomam conta, e nós queremos cada vez mais ocupados presentes”.

A titular da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), Ana Pellini, acrescentou: “Ninguém pode negar que este programa deu muito certo e que as praças estão muito melhores. Se estamos com esse sucesso reconhecido por muitos é pelo trabalho dos gestores”.

Trogildo também comentou o projeto de Hortas Comunitárias Urbanas nas praças: “Realizaremos um curso de Horticultura Urbana e Comunitária, que contemplará os prefeitos de praça, representantes de escolas e centros de convivência. O objetivo é fomentar a cultura das hortas nos espaços públicos e agregar as comunidades”.

“Quero agradecer a confiança e dizer que estamos imbuídos na missão de tornar ainda melhor, bonita e atrativa essa praça que é um orgulho para o bairro”, declarou o prefeito da Praça Lupicínio Rodrigues, Diego Vicari Rojas Lima.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques, diretores e representantes de órgãos municipais prestigiaram o ato.

Manual

O guia lançado pela prefeitura tem o objetivo de orientar os Prefeitos de Praças a exercerem sua função, honorífica e voluntária, conforme o Decreto 21.073 de 17 de junho de 2021. O processo de inscrição ou indicação inicia-se na SMP e pode ser encaminhado pelo e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGov) também recebe inscrições, por meio das subprefeituras (nas 17 regiões da cidade), que fazem a validação das indicações junto às comunidades, com os conselheiros do Orçamento Participativo (OP).

“Entregamos o manual sistematizado de forma física e também estará disponível de forma virtual. Todos os prefeitos vão receber para fazer a sua gestão com cuidado e conhecimento”, informou a gerente do Programa Prefeitos de Praças, Regina Machado.Ela acrescenta: “O documento traz informações sobre os principais serviços que podem ser requeridos pelos voluntários, como por exemplo manutenção de brinquedos, iluminação, roçada e limpeza, adoções, eventos, cuidados com árvores, e também os contatos e endereços das subprefeituras”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile