Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre já conta com mais de 160 novos abrigos de ônibus

Unidades contam com conexão wi-fi e outros recursos. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Desde o ano passado, Porto Alegre dispõe de 161 novos abrigos de ônibus, resultados de uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária Eletromídia. Do total dos equipamentos instalados, 138 unidades têm quatro assentos e as demais possuem três, sendo que ambos os modelos preveem piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, tomadas USB e proteção contra vento e chuva, bem como informações sobre as linhas.

Além disso, 50 dispõem de painel fotovoltaico (energia solar). A empresa responsável também responde pela manutenção das estruturas – só no mês passado, foram 1.089 atendimentos relativos a atos de vandalismo, limpeza e manutenção.

“Essa parceria nos ajuda a qualificar pontos importantes de embarque e desembarque de passageiros e se soma a outros esforços que estamos fazendo no Programa Mais Transporte”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Além dos abrigos, foram colocados 115 painéis publicitários, como forma de remuneração do parceiro privado e com instalação permitida em até 40 metros da parada de ônibus. Antes da instalação desses dispositivos de veiculação, os projetos são submetidos a análise da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Tanto o abrigo quanto a placa de propaganda devem respeitar as normas de acessibilidade definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em itens relativos a possível obstrução viária e decretos municipais relativos a distância de esquinas, dentre outros quesitos com o foco na mobilida.

O plano é disponibilizar os usuários do transporte público da capital gaúcha mais de 1,5 mil novos abrigos desse tipo pelos próximos quatro anos. Ao todo, o contrato com a concessionária tem vigência de 20 anos.

Com a palavra…

“Recebemos o croqui e fazemos uma análise de todos os requisitos legais pertinentes”, ressalta o engenheiro Guilherme Bender Cunha Mattos, fiscal dos contratos. “Em muitos casos, verificamos a situação diretamente no local e, se necessário, solicitamos à concessionária a modificação do local para melhor atender os pedestres.”

Diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci acrescenta: “Com essa concessão, queremos oferecer o melhor serviço para a população, levando soluções que agregam conveniência e informação ao dia a dia para as pessoas que circulam pelas ruas”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile