Moradores do bairro Anchieta, na Zona Norte da Capital, serão atendidos pela unidade móvel de saúde nesta quinta-feira (28). O ônibus ficará estacionado na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855), das 9h às 16h.
Contra a covid, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Também estarão disponíveis no local, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.
As comunidades também terão acesso a consultas de pré-natal, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, verificação de pressão e glicose, consultas de puericultura, encaminhamentos para especialidades, distribuição de medicamentos de receitas simples e atualização de receitas.
Na sexta-feira (29) não haverá atendimento.
Vacina contra a gripe
A campanha de vacinação contra influenza começou na segunda-feira para pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – até 45 dias pós-parto -, quilombolas e indígenas. A restrição da oferta ocorre devido à quantidade de doses recebida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Dia D será em 13 de abril e a aplicação das doses vai até 31 de maio.
Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.
Em Porto Alegre, o público-alvo estimado apto para receber a vacina é de 697.995 pessoas, sendo os idosos em maior número: 292.260. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.
Para a próxima semana, a previsão é oferecer a dose, também, para trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação, do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
Na última etapa, na terceira semana da campanha, se somam aos primeiros grupos os membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e trabalhadores portuários.
No feriado
Devido o feriado santo e de Páscoa, no domingo, o atendimento de saúde em Porto Alegre será mantido nos hospitais e em pronto-atendimento de Porto Alegre. Durante o feriadão, funcionam normalmente o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).
Os prontos-atendimentos operando durante 24h são:
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz);
– PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410);
– PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151);
– PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12);
– PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini).
– Hemocentro: Fecha na quinta-feira (28) a partir do meio-dia e não abre na sexta (29) . O retorno é na segunda-feira (1º) a partir das 8h. O endereço é avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre. Telefone: (51) 3901-1004.
– Samu: 192 (plantão 24 horas).
– Centro de Informações Toxicológicas (CIT): 0800 721-3000 (plantão 24 horas).