A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém no fim de semana a oferta gratuita de testes rápidos de coronavírus em nove postos de saúde, das 9h às 16h. No mesmo horário, será realizada neste sábado (15) a vacinação contra covid em apenas um ponto, o Shopping João Pessoa – vale lembrar que as doses não são mais aplicadas aos domingos.
O teste é disponibilizado a quem apresenta sintomas de covid (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, fraqueza e dor muscular, bem como alteração no olfato ou paladar). Também contam com o serviço os assintomáticos sem esquema vacinal completo que tiveram contato recente com caso confirmado de contágio..
Antes da testagem, é necessário se submeter a avaliação clínica nos próprios locais. Se houver o encaminhamento, o resultado der negativo no teste de antígeno mas persistirem os sintomas, poderá ser realizado teste RT-PCR.
A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de covid.
Vacinação
Haverá aplicação de primeira dose, segunda e terceira, além do reforço da Janssen. Quem completou o esquema de imunização até 15 de outubro já pode receber o reforço – para o fármaco da Janssen (dose única), a data-base é 15 de setembro.
Em procedimentos de primeira dose (ou aplicação única, no caso da vacina da Janssen), deve ser apresentada identidade com CPF. Não é necessário o comprovante de residência, bastando uma autodeclaração simples com nome e o endereço.
Já na segunda injeção é obrigatório o cartão de controle fornecido pelo agente de saúde na primeira etapa. Pode se dirigir aos locais indicados quem recebeu Coronavac há pelo menos 28 dias. No caso dos imunizantes Oxford e Pfizer, o intervalo é de oito semanas entre as duas “picadas”.
Para o reforço, disponível para os cidadãos com idade a partir de 18 anos, é necessária a mesma documentação exigida na segunda dose, desde que o cartão de controle mostre que o esquema de imunização esteja completo há pelo menos quatro meses para quem recebeu Coronavac, Oxford e Pfizer ou dois meses para os contemplados com a Janssen (injeção única).
Já os imunossuprimidos devem comprovar a condição de saúde por meio de atestado ou receita médica, além do registro de segunda dose (ou única) há pelo menos 28 dias. Endereços completos e outros detalhes podem ser conferidos no site oficial prefeitura.poa.br.
Testagem
Sábado e domingo (9h-16h)
– Posto de saúde Tristeza;
– Posto de saúde Álvaro Difini;
– Posto de saúde Moab Caldas;
– Posto de saúde São Carlos;
– Posto de saúde Lomba do Pinheiro;
– Posto de saúde Morro Santana;
– Posto de saúde Assis Brasil;
– Posto de saúde Ramos;
– Posto de saúde Navegantes.
(Marcello Campos)