Porto Alegre sedia, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Paralímpico. Desta vez, o evento irá ocorrer em duas datas: 21 de setembro e 3 de dezembro. O torneio busca promover a experimentação esportiva, de forma lúdica, para crianças com e sem deficiência. A organização é do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
A iniciativa tem como público-alvo as crianças e jovens deficientes e não deficientes (até 20%), de 7 a 20 anos, podendo ser praticantes ou não de esportes paralímpicos. O evento ocorre em duas etapas, e Porto Alegre foi selecionada entre as dez cidades pré-escolhidas do Rio Grande do Sul.
“É muito importante a realização de festivais paralímpicos no nosso país, e estamos muito felizes por ter a Capital mais uma vez como sede de um evento tão grandioso que promove a inclusão social por meio do esporte”, afirma a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Ana Paula Bastos.
Podem se inscrever associações e escolas que atendam o público citado acima – deve ser enviado e-mail para a Coordenação do Paradesporto pelo endereço paradesporto.smelj@portoalegre.rs.gov.br.
Festival Paralímpico
O evento começou em 2018 e, neste ano, acontecerá em todas as 27 unidades federativas do país. Em 2022, o festival aconteceu Parque Ramiro Souto e, no ano passado, no Parque Ararigbóia, ambos em Porto Alegre. Neste ano, as provas ocorrerão novamente no Ramiro Souto. Em caso de chuva, o evento será deslocado para um espaço coberto.