Porto Alegre receberá, na madrugada desta quarta-feira (27), dez pacientes com Covid-19 de Porto Velho, em Rondônia. O Estado ainda deve receber mais 35 pacientes nos próximos dias. Todos eles ocuparão leitos clínicos em hospitais da Capital e de Canoas.
O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, ressalta que a solidariedade no atendimento destes pacientes é premissa dos serviços de saúde. “Todos possuem quadro clínico e ficarão em isolamento. Eles serão avaliados para qual hospital melhor se encaixa o perfil”, afirma.
A previsão de chegada do voo no Aeroporto Internacional Salgado Filho será entre 1h e 2h desta quarta. O Grupo Hospitalar Conceição, o Hospital de Clínicas e o Hospital Universitário de Canoas abrigarão cinco pessoas cada um.
A chegada dos rondonienses não impacta o cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado das duas cidades. O Estado flexibiliza, na base de cálculo, pacientes de fora da região. Além disso, eles ficarão em leitos clínicos cujo percentual de ocupação está baixo neste momento – menos de 25%.