Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre mantém vacinação contra o coronavírus a partir de 37 anos. Para quem tem 36, campanha começa na segunda

Logística, "xepa" e adesão da população à imunização levam a índices mínimos de perdas. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Com dois locais neste sábado (10) e um no domingo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém neste fim de semana a vacinação contra o coronavírus para o público em geral partir de 37 anos. A campanha avançará para as mulheres de 36 anos na segunda-feira e para os homens dessa idade no dia seguinte.

Segmentos populacionais mais jovens, por sua vez, devem aguardar novas atualizações sobre o cronograma de imunização divulgado pela prefeitura, de acordo com a chegada de novos lotes. As informações são publicadas diariamente no site portoalegre.rs.gov.br e também no portal de notícias osul.com.br.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre recebeu 24.558 doses de vacinas contra o coronavírus (21.438 unidades da Pfizer e 3.120 da Coronavac). Isso permitirá que a ofensiva seja ampliada para bancários e industriários (independente da idade), profissionais recém-incluídos na lista de grupos prioritários pelo Ministério da Saúde.

Um aviso importante é de que a segunda dose da Pfizer tem a sua aplicação temporariamente suspensa. Conforme a administração municipal, o motivo é que os próximos indivíduos aptos a completar o esquema vacinal com o imunizante precisam aguardar mais algumas semanas até atingir o prazo indicado.

Cada posto, drive-thru ou unidade móvel da SMS oferece fármacos específicos. Também cabe frisar que nas farmácias conveniadas está disponível apenas a segunda dose de Oxford-Astrazeneca. No caso da Janssen, não estão sendo informados os endereços de aplicação, a fim de evitar aglomerações de pessoas em busca da vacina de dose única nos locais.

Ao buscar a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência (ou vínculo de trabalho) em Porto Alegre, além de atestado para quem sofre de comorbidade ou deficiência permanente. Já para completar o esquema de imunização, exige-se também o cartão fornecido na primeira etapa pelo agente municipal.

Sábado

– Drive-thru do Shopping Bourbon Wallig (9h-17h): avenida Grécia nº 1.500 (bairro Cristo Redentor), com sistema híbrido para pedestres e veículos;

– Auditório da Escola Estadual Júlio de Castilhos (9h-17h): rua Laurindo, s/nº (bairro Santana).

Domingo

– Unidade Móvel no estacionamento da TVE-RS (9h-13h): rua Corrêa Lima nº 2.118 (altos do Morro Santa Tereza).

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile