Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre tem ruas bloqueadas por alagamentos

Na terça e na quarta, o deslocamento de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões, com risco de tempestades isoladas. (Foto: Freepik)

Em menos de uma hora de chuva, diversas ruas e avenidas de Porto Alegre ficaram debaixo d’água no início da tarde desta terça-feira (2). O pluviômetro do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), localizado no Jardim Botânico, registrou 30,4 mm de chuva entre às 13h e às 14h.

Conforme a Climatempo, os volumes de chuva em Porto Alegre até às 15h, em pouco mais de uma hora de temporal, somaram 62 milímetros (mm) no bairro Higienópolis, 59 mm nas Três Figueiras, 54 mm no São João, 45 mm na Vila Ipyranga, 37 mm no Jardim Botânico, 34 mm no Partenon e 27 mm na Vila Conceição.

Como a média histórica de chuva na cidade de janeiro inteiro, pela série 1991-2020 é de 120,7 mm, a precipitação em alguns bairros em apenas 30 a 45 minutos somou praticamente a metade da média mensal do mês todo em alguns pontos da capital.

A Defesa Civil não registra nenhuma ocorrência até o momento. Durante a tarde, na avenida Osvaldo Aranha, no bairro Bom Fim, a água invadiu as calçadas dificuldade a passagem de pedestres.

Na mesma região, no bairro Cidade Baixa, a rua Joaquim Nabuco ficou totalmente inundada, impossibilidade o trânsito de pessoas. As avenidas Farrapos e Ceará, na entrada da cidade, também ficaram com concentração de água nas vias.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) reportou a queda de uma árvore na rua Ramiro Barcelos nº 910, em frente ao Hospital Moinhos de Vento. O acidente não bloqueou totalmente a rua, mas deixou o trânsito na região bastante lento.

Conforme dados da Climatempo, o temporal foi consequência da combinação de calor e umidade após uma manhã que teve sol e períodos de muitas nuvens. A temperatura antes da chuva era de 30,7ºC com umidade relativa do ar beirando 70%.

Com o calor e a muito elevada umidade, uma nuvem teve um grande desenvolvimento vertical sobre a zona Norte de Porto Alegre, gerando a chuva muito intensa que veio com alguns raios e acompanhada ainda de rajadas de vento. Na Zona Norte, as rajadas de vento ficaram entre 50 km/h e 60 km/h.

Trensurb

O Trensurb informa que os trens circulam somente entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo devido a alagamento da via entre estações Farrapos e São Pedro. Equipes de manutenção estão se dirigindo ao local para avaliar a situação. EPTC já foi acionada para providenciar transporte emergencial por ônibus entre estações Mercado e Farrapos.

Defesa Civil 

Dados pluviométricos em Porto Alegre (das 0h às 15h de 02/01) divulgados às 17h desta terça:
Estação Jardim Botânico: 37,4mm
Estação Belém Novo: 5,4mm

Atualização dos dados de hoje às 15h15, da medição do Guaíba:
Régua automática SEMA
Cais Mauá 1,23m
Cota de Alerta: 2,50m
Cota de Inundação: 3m

Sair da versão mobile