Quinta-feira, 06 de março de 2025
Por Redação O Sul | 19 de outubro de 2022
No Centro Operacional, o prefeito conheceu o modelo sustentável que será instalado nas ruas e o local do monitoramento dos abrigos em tempo real
Foto: Alex Rocha/PMPANos próximos meses, Porto Alegre terá 35 paradas de ônibus com placas fotovoltaicas e 100 com wi-fi. O anúncio foi feito pela concessionária Eletromídia, responsável pela instalação, gestão e manutenção de 1507 abrigos de ônibus pelos próximos 20 anos.
“Os desafios da mobilidade são muitos, mas estamos no caminho certo, que é o da parceria. Qualificar o transporte público para otimizar a vida dos passageiros que dependem do serviço é um propósito da nossa gestão sempre tratado como prioridade”, disse o prefeito Sebastião Melo durante visita ao Centro Operacional da empresa, instalado no 4º Distrito.
Para o diretor de Relações Governamentais da Eletromídia, José Carlos Angelucci, a concessão reforça o comprometimento da empresa em aprimorar a mobilidade urbana e a experiência das pessoas a partir de novos meios de consumir conteúdos em espaços públicos.
“Nosso objetivo é melhorar o bem-estar e transformar a rotina diária das pessoas que utilizam o transporte público na cidade, impactando positivamente o momento de espera dos usuários de forma sustentável, conectada e dinâmica”, afirma o executivo.
Porto Alegre já tem 50 abrigos instalados. Todos os modelos terão vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Além disso, 180 abrigos terão painel de próxima chegada e 100 câmeras de segurança. No total, serão instalados 75 paradas sustentáveis.
“Esse contrato é muito importante para o nosso planejamento de dar mais conforto e segurança ao usuário do transporte coletivo”, comentou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, que acompanhou a visita.
A instalação dos novos abrigos é fruto de uma parceria com o setor privado. “Mais uma vez Porto Alegre se mostra a Capital das parcerias. Atuamos em diversas áreas e neste contrato o foco é melhorar o transporte público da nossa cidade”, afirma a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.