Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre terá Central de Libras para atender pessoas surdas

(Foto: Reprodução)

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da SMDS (Secretaria de Desenvolvimento Social), abriu chamamento público para as Organizações Sociais Civis  interessadas em firmar termo de colaboração para a execução do serviço de intérprete de libras. O projeto visa ao atendimento às pessoas surdas, usuárias da Libras (Língua Brasileira de Sinais), nos equipamentos públicos do município da Capital.

Os envelopes devem ser entregues no dia 18 de outubro, às 14h, na Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, sala 106 da SMDS, na avenida João Pessoa, 1105, bairro Farroupilha. O edital completo e seus anexos podem ser acessados no Diário Oficial de Porto Alegre ou na página da SMDS.

O Censo de 2010 aponta que Porto Alegre possui um total de 336.420 pessoas com algum tipo de deficiência e 80.753 são pessoas com deficiência auditiva. “Para que este público significativo da usufrua dos serviços oferecidos e esteja incluído na educação, saúde, assistência social, cultura, turismo, esporte e lazer, entre outros, é necessário que a acessibilidade comunicacional esteja garantida por meio da primeira língua da maioria dos surdos que é a Libras”, destaca o secretário adjunto da SMDS, Paulo Brum.

O serviço da Central de Libras será on-line no horário comercial (das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h) e estará disponível nas estações de trabalho, em locais estratégicos na prefeitura, principalmente nos principais pontos de atendimentos na área da saúde, educação e assistência social.

Sair da versão mobile