Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2025
A cidade segue em situação de emergência em saúde pública
Foto: Cristine Rochol/PMPAA prefeitura de Porto Alegre vai realizar novos mutirões de combate à dengue neste sábado (26), a partir das 9h, com foco nas áreas com maior incidência da doença. A cidade segue em situação de emergência em saúde pública, com dois óbitos, 5,2 mil casos de dengue confirmados em 2025 e outras mais de 22 mil notificações.
A mobilização contará com ações simultâneas das unidades de saúde Rubem Berta, Tijuca, Laranjeiras, Morro Santana, Vila Safira e Chácara da Fumaça, com visitas comunitárias porta a porta, envolvendo profissionais da saúde, agentes de combate a endemias e moradores.
Essas unidades atuarão ao longo do dia com reforço nas visitas domiciliares, identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de orientações à população.
Durante a ação, moradores com sintomas da doença – como febre acima de 38°C, dores no corpo e dor de cabeça – poderão buscar atendimento na Unidade de Saúde Passo das Pedras I (avenida Gomes de Carvalho, 510), que estará aberta das 9h às 14h.
A Vigilância em Saúde também realizará Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) nas regiões atendidas pelas unidades de saúde Rubem Berta e Camaquã. A tecnologia é eficaz contra o mosquito Aedes aegypti e outros insetos, atuando nas paredes internas das residências.
Para prevenir a proliferação do mosquito, é essencial:
– Evitar água parada;
– Descartar o lixo corretamente;
– Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
– Limpar calhas e colocar telas nos ralos;
– Tratar a água das piscinas;
– Não deixar água acumulada em piscinas plásticas.