Ícone do site Jornal O Sul

Porto Alegre terá no ano que vem mais duas unidades de pronto atendimento, abertas 24 horas por dia

Localizados na Zona Leste da cidade, estabelecimentos estão em fase de obras. (Foto: Carolina Zeni/PMPA)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre prepara para o ano que vem a inauguração de duas novas unidades de pronto atendimento (UPA), abertas 24 horas por dia. Conforme a prefeitura, a ampliação será possível graças a obras em postos dos bairros Lomba do Pinheiro e Bom Jesus, ambos na Zona Leste da cidade.

Essa reclassificação também permitirá aos estabelecimentos receberem repasses mensais do Ministério da Saúde, em apoio à rede de atenção a demandas de urgência e emergência do setor. Atualmente, a capital gaúcha conta com apenas uma UPA em tempo integral, na Zona Norte.

A unidade da Lomba do Pinheiro tem 30% de sua ampliação concluída, com investimento superior a R$ 8,3 milhões. Já a da Bom Jesus conta com aporte de mais de R$ 6 milhões. Serão 12 médicos permanentes nas 24 horas de atendimento: quatro pediatras, seis clínicos gerais e dois médicos rotineiros, somando-se às equipes de técnicos e enfermeiros.

Dentre os espaços das unidades estão a ampliação de pavimentos, dos postos de atendimento na recepção e das áreas de espera e aumento nas áreas destinadas a procedimentos, medicamentos, leitos e consultórios. Ambulâncias do Samu também atenderão os locais, trabalhando de forma integrada com a base, que fica no bairro Partenon.

Os novos serviços, geridos pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, foram projetados pela prefeitura nos moldes do padrão do governo federal. Além disso, estão em conformidade com a legislação que rege os estabelecimentos de assistência à saúde.

Características

Uma UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências.

Prestam atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos e o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.

Exemplos de quando procurar o serviço: febre acima de 39ºC, suspeita de fratura, corte com pouco sangramento, infarto, derrame, queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura, cólica renal, falta de ar intensa, crise convulsiva, dores fortes no peito e vômito constante.

Com a palavra…

O titular da SMS, Fernando Ritter, visitou nesta semana com o adjunto Cesar Sulzbach as obras em andamento e integrantes da equipe da coordenação municipal de urgências, representantes do conselho gestor e gerentes dos Pronto Atendimentos.

“Com a habilitação pelo Ministério da Saúde e consecutivos recursos da União será possível melhor atender as necessidades”, ressaltou Ritter. “Há uma grande demanda, sobretudo da população de outros municípios que é atendida em nossos prontos atendimentos. A superlotação é uma realidade em todo sistema público e a nossa rede acaba, com frequência, sobrecarregada e operando acima da capacidade.”

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile