Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de abril de 2024
A maior parte foi de vacinas contra influenza: 26.890
Realizado em Porto Alegre durante o último sábado (13), o “Dia D” de vacinação resultou na aplicação de 31.077 doses, em sua maioria contra a gripe (26.890). As demais abrangeram imunizantes previstos no calendário de rotina (3.020), seguidos pelos fármacos relativos à covid (1.167). A estatística está sujeita a revisão.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, avaliou o saldo como bastante positivo, sobretudo se levado em consideração as condições climáticas. “Nem mesmo o dia chuvoso espantou a população dos postos. Foi uma iniciativa muito proveitosa”.
De acordo com dados contabilizados pelo Ministério da Saúde até o domingo (14), a capital gaúcha soma ao menos 139.188 doses aplicadas desde que a atual campanha foi deflagrada, no início do mês. O número equivale a 26,6% da cobertura esperada.
A campanha de vacinação contra gripe prossegue até 31 de maio em todas as unidades de saúde da prefeitura. No foco da ofensiva está reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes do contágio pelo vírus influenza entre o público-alvo. O objetivo é vacinar ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários.
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B. Outros detalhes estão no site prefeitura.poa.br/sms.
Público-alvo
– Idosos (60 anos em diante).
– Crianças dos seis meses aos 6 anos incompletos.
– Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto).
– Indígenas e quilombolas.
– Trabalhadores da saúde e educação.
– Indivíduos com comorbidade ou deficiência, a partir dos 6 meses.
– Detentos e funcionários do sistema prisional.
– Militares e integrantes das forças de salvamento e segurança pública.
– Portuários, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.
(Marcello Campos)