Sábado, 23 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Idosos a partir de 85 anos receberam em Porto Alegre a primeira dose da vacina contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

No estádio Beira-Rio, o atendimento ocorre desde as 12h.

Foto: Alex Rocha/PMPA
Logística da prefeitura foi reforçada por drive-thru junto ao estádio Beira-Rio. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A aplicação da primeira dose de vacina contra o coronavírus em idosos não institucionalizados chegou nesta sexta-feira (12) ao seu terceiro dia consecutivo em Porto Alegre, contemplando o segmento a partir de 85 anos. O procedimento transcorreu sem problemas nos dez postos de saúde e três drive-thrus, das 8h às 17h, com procura mais intensa no início da manhã.

Executado de foma escalonada, o cronograma de aplicação começou na quarta-feira pelos porto-alegrenses de 90 anos ou mais. No dia seguinte, foi a vez do grupo a partir de 87 anos. Vale lembrar que ambos os imunizantes repassados à capital (Coronavac e Oxford) têm por base a aplicação de duas doses, com intervalo de 28 dias.

Também é importante ressaltar que os idosos acamados ou que vivem em asilos já começaram a ser vacinados no dia 19 de janeiro. Trata-se do primeiro segmento prioritário, assim como os profissionais de saúde que atuam na linha-de-frente da pandemia, índios e quilombolas.

Nesta sexta-feira, a novidade foi a instalação de um estande no estacionamento do estádio Beira-Rio, desde o meio-dia. Os preparativos e a logística, organizados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contaram com apoio do Sport Club Internacional, Exército, Brigada Militar e Guarda Municipal.

Já no Centro de Saúde Modelo (bairro Santana), foi instalada uma tenda no pátio e disponibilizadas mais cadeiras, observando-se o distanciamento – o local registrou a maior demanda, assim como a unidade do IAPI (Passo D’Areia). Nas unidades da Assis Brasil e Morro Santana, o movimentação também foi tranquila.

“Estou importante hoje”, disse Nelson Silla, 85 anos. Acompanhado da filha e dirigindo o seu automóvel, ele puxou a fila no estacionamento junto ao ginásio Gigantinho. “Essa dose significa mais alívio e menos medo, mas seguirei mantendo todos os protocolos de segurança.”

Já Nilza Eifler Rosa, 95 anos, foi levada ao drive-thru colorado pela filha. Moradora do bairro Santana, ela se disse “feliz e esperançosa”. Dona Altiva de Oliveira Ungelter, 87 anos, também estava com uma familiar e demonstrou sensibilidade: “Esperei muito por esse momento, mas eu seria capaz de abrir mão de minha vaga para algum trabalhador da linha-de-frente da pandemia.”

Neste sábado tem mais

Os “vovôs” a partir de 85 anos e que ainda não receberam a picada no braço têm mais uma oportunidade neste sábado (13), em um total de quatro drive-thrus – os dez postos de saúde municipais não funcionarão neste fim de semana. Confira os endereços:

– Zona Central: Ministério Público (avenida Aureliano de Figueiredo Pinto nº 80);

– Zona Sul: estádio Beira-Rio (avenida Padre Cacique nº 891);

– Zona Leste: Simers (rua Coronel Corte Real nº 975, com acesso pela rua Dario Pederneiras);

– Zona Norte: Big Sertório (avenida Sertório nº 6.600).

Basta chegar, das 8h às 17h, com um comprovante de residência (o procedimento é exclusivo para habitantes da capital gaúcha) e documento de identificação que tenha o número do CPF. Recomenda-se que o idoso compareça com um acompanhante mais jovem, que pode ser um familiar, amigo ou cuidador.

Uma das vantagens do sistema de drive-thru é a maior segurança sanitária, já que o indivíduo que chega de carro não precisa descer do veículo. Basta aproximar o braço da janela ou abrir o vidro e então uma agente de saúde aplicará a injeção. Essa estratégia foi adotada com sucesso na campanha de vacinação contra a gripe, em 2019.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Inscrições para representantes no Conselho do Povo Negro de Porto Alegre vão até 5 de março
Idosos do Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre, recebem segunda dose da vacina contra a Covid-19
https://www.osul.com.br/porto-alegre-vacina-idosos-de-85-anos-ou-mais-contra-covid-19/ Idosos a partir de 85 anos receberam em Porto Alegre a primeira dose da vacina contra o coronavírus 2021-02-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar