Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de janeiro de 2023
Termina no dia 8 de fevereiro o prazo para quem deseja efetuar o pagamento do IPTU 2023 de Porto Alegre com desconto. Para garantir o abatimento, os contribuintes devem emitir as guias de forma totalmente on-line. O desconto pela antecipação é de 5% para todos os contribuintes, que pode ser acrescido de outros percentuais, chegando até 11%.
Os proprietários de imóveis podem emitir o doc pelo site da prefeitura ou no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS. Os documentos também são fornecidos pelo Whatsapp, via telefone (51) 3433-0156, opção 4, das 9h às 16h, nos dias úteis.
“Neste ano inovamos e as guias são retiradas de forma on-line. Essa mudança visa economia e sustentabilidade, como incluir o cidadão nos serviços digitais da prefeitura, sem filas ou deslocamentos desnecessários. Temos várias alternativas para evitar que o contribuinte vá até a loja esperar pelo atendimento presencial”, explica o secretário-adjunto, Jonas Machado.
Para aqueles que tiverem dificuldade em acessar a internet, a prefeitura capacitou atendentes das suas 17 subprefeituras espalhadas pela cidade para darem o suporte necessário na emissão das guias, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.
Também oferecem esse serviço o Tudo Fácil Zona Norte, localizado na avenida Assis Brasil, 2611, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h até as 14h, e a Loja de Atendimento da Fazenda, situada na Travessa Mário Cinco Paus, s/n°, no Centro Histórico, aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Até a segunda-feira (30), mais de 148 mil guias foram pagas com desconto. O número representa 18,6% do total de guias e o valor arrecadado soma R$ 170,4 milhões.
Descontos
O pagamento em cota única com desconto pode chegar até 11% para pessoas físicas e até 9% para pessoas jurídicas. Ou seja, além do desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, haverá descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e de 4% para pessoas jurídicas cujo imóvel não possuir dívidas com o Fisco municipal e de até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital.
Também há descontos para quem colocou o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. De um a seis cupons, o abatimento é de 1%. Já aqueles que colocaram o CPF em sete a 18 notas fiscais, o desconto é de 2%. Acima desse número, o abatimento será de 3%.
Parcelamento
O pagamento sem desconto inicia em 9 de fevereiro, quando também será possível optar pelo parcelamento em 10 vezes sem juros, com emissão das guias a partir do dia 16. No site, pode-se cadastrar o e-mail para receber as guias de forma automática. A primeira parcela tem vencimento em 8 de março.