Ícone do site Jornal O Sul

Porto de Rio Grande registra recorde de movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano

Havia uma pressão de um grupo de senadores independentes, liderados por Fernando Collor (PTC-AL), por um cargo no primeiro escalão do governo (Foto: Divulgação)

O porto de Rio Grande, no Litoral Sul do Estado, teve o melhor primeiro semestre da história. Foram movimentadas 19,7 milhões de toneladas de carga nos seis primeiros meses deste ano, um acréscimo superior a 8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Com o resultado, o diretor-superintendente do porto, Janir Branco, projeta uma movimentação recorde de 39 milhões de toneladas para este ano, acima da marca obtida em 2015, de 37,6 milhões de toneladas.

O destaque é a celulose, que, sozinha, já ultrapassa o total de 1,3 milhão de toneladas. “Isso é consequência do investimento da Celulose Riograndense em Guaíba, cuja fábrica está em um ritmo muito intenso, valorizando a nossa hidrovia”, explica Branco.

Ele também destacou o agronegócio. “A produção de 350 municípios converge praticamente toda ela para o porto de Rio Grande e de lá vai para o mundo”, declarou.

Sair da versão mobile