Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de outubro de 2022
O número de brasileiros que querem morar em Portugal aumenta todos os anos.
Foto: DivulgaçãoMilhares de estrangeiros residentes em Portugal estão no limbo imigratório enquanto aguardam para regularizar a permanência no país. Maior comunidade imigrante, os brasileiros também são maioria na fila.
Diante da pressão para atender à demanda acumulada há meses ou anos, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revelou que abrirá 66 mil vagas para atendimento ainda neste mês. As novas vagas, garantiu o SEF, atenderão a quase todas as modalidades de permanência oficial.
“No decorrer deste mês, o SEF abrirá mais 66 mil novas vagas para reagrupamento familiar concessão e renovação de título de residência, renovação de autorização por visto gold, prorrogação de permanência, concessão de título de residência da União Europeia, segunda via de documento, alteração de dados e de credenciais”, informou o órgão.
No entanto, as novas vagas poderão ser insuficientes diante da quantidade de imigrantes à espera. O número é atualizado e ampliado mensalmente em milhares devido à chegada contínua de mais estrangeiros.
Mesmo com as vagas abertas, ainda há o gargalo do atendimento. O SEF tem recursos humanos limitados e os estrangeiros não conseguem completar o processo de agendamento.
Somente na fila da manifestação de interesse, quando é dada entrada na residência com base em uma proposta de trabalho, há 25 mil imigrantes. E a maior parte é brasileira.
“Muitas são submetidas sem os necessários documentos ou consistem em duplicações face a pedidos de outras tipologias. Ou são submetidas fora de território nacional (…) Só após a validação pelo SEF e o agendamento, existe a certeza de que corresponde a um pedido pendente”, justificou o SEF.
Desde agosto do ano passado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras iniciou atendimento por ordem cronológica por entrada de manifestação de interesse. Notificou 100 mil trabalhadores e, também nesse caso, a maioria é brasileira. Ao todo, desde o início do ano, 215 mil vagas para todas as modalidades foram abertas no SEF para estrangeiros.
Somente para reagrupamento familiar, uma tipologia de visto muito procurada por brasileiros, o SEF agendou cerca de 31,5 mil pessoas.
Voltar Todas de Viagem e Turismo