O futebol português voltará a campo no dia 4 de junho. Em comunicado oficial, a Liga Portuguesa de Futebol anunciou nesta terça-feira (12) a data de retorno após vistorias nos estádios e realização de testes médicos em todos os profissionais envolvidos nas partidas. A competição está parada desde o último dia 13 de março.
Os locais dos jogos ainda não foram revelados, mas serão poucos estádios utilizados. O time de Santa Clara, que fica na Ilha de São Miguel, nos Açores, por exemplo, jogará suas partidas na Cidade do Futebol de Oeiras, em Lisboa.
Durante as testagens em massa nos clubes, nove jogadores foram diagnosticados com Covid-19. O Benfica, atual campeão e vice-líder da temporada, anunciou na segunda-feira que o meia David Tavares, de 21 anos, testou positivo para o vírus e foi afastado dos treinos. Famalicão, Vitória de Guimarães e Moreirense também tiveram jogadores infectados, mas não revelaram seus nomes.
A Liga Portugal afirmou que cumpriu todos os protocolos sanitários e definiu o retorno junto aos clubes depois de garantir as medidas de segurança e proteção para os atletas e profissionais em todos os estádios. Após 24 rodadas, Porto lidera a competição com 60 pontos, um ponto a mais que o vice-líder Benfica.
Outras ligas
Na semana em que a Alemanha prepara para a volta do futebol, e Portugal anuncia o retorno para o início de junho, outras ligas europeias menos expressivas também se planejam para a retomada do esporte. Nesta terça, a República Tcheca anunciou o campeonato do país voltará a ser disputado a partir do 23 de maio. No mesmo dia, a Hungria também terá partidas por sua liga.
Confira um resumo:
Áustria
Nesta terça, as duas primeiras divisões do país receberam o sinal verde das autoridades do governo local para suas retomadas. Ainda não há data para a liga voltar, mas a intenção é que ambas sejam finalizadas até o dia 30 de junho.
Bulgária
A Federação Búlgara de Futebol (BFU) anunciou que a liga do país voltará no próximo dia 5 de junho e será disputada até o dia 11 de julho. O Ludogorets lidera a temporada regular. Faltam duas rodadas para os playoffs.
República Tcheca
O Campeonato Tcheco será retomado no dia 23 de maio. A Segunda Divisão também voltará a ser disputada. As equipes devem disputar seis rodadas da liga regular e, em seguida, os seis primeiros colocados disputarão o mata-mata pelo título. Os seis últimos enfrentam os playoffs do rebaixamento. O Slavia Praga é o líder da competição.
Croácia
A Croácia também terá a volta do futebol. A liga no país retornará no dia 30 de maio com as semifinais da Copa. O campeonato nacional será retomado no dia 6 de junho.
Dinamarca
A Dinamarca anunciou na última segunda-feira que a liga nacional do país será retomada no dia 28 de maio. Faltam duas rodadas para o fim da temporada regular. Os seis primeiros avançam para o mata-mata da disputa do título. O Midtjylland é o líder.
Hungria
A Hungria terá a volta do futebol na próxima semana, no dia 23 de maio, com as semifinais da Copa do país. O Campeonato Húngaro vai retornar no dia 30 de maio.
Noruega
A Eliteserien, liga nacional norueguesa, é disputada no calendário anual. A previsão inicial para início era no dia 4 de abril. Na última quinta-feira, o governo autorizou, e a liga marcou o começo da competição para o dia 16 de junho. Os clubes estão treinando normalmente.
Polônia
A Polônia voltará a ter jogos pela sua liga no dia 29 de maio. Faltam quatro rodadas para o fim da temporada regular. Os oito primeiros avançam para o mata-mata do título. O Legia Varsóvia é o líder.
Sérvia
A Super Liga Sérvia voltará no dia 20 de maio e será disputada até o dia 20 de junho. Faltam quatro rodadas para o fim da temporada regular. Os oito primeiros avançam para os playoffs, e o Estrela Vermelha é o líder.
Suécia
A Suécia, assim como a Noruega, tem calendário anual. O torneio seria iniciado em abril, mas terá começo no dia 14 de junho. O país não adotou medidas de isolamento social, mas a liga e a federação locais impuseram regras rígidas para o retorno dos treinos e organizará as partidas sem público.