Ícone do site Jornal O Sul

Portugal vai testar a volta de público aos estádios de futebol

Acesso será reservado exclusivamente aos torcedores do clube mandante, que terão de fazer um “teste rápido de covid-19” para serem admitidos. (Foto: Reprodução)

Os jogos da última rodada do Campeonato Português, marcada para 19 de maio, terão um número limitado de espectadores como teste para o regresso dos torcedores aos estádios de futebol, anunciaram nesta quarta-feira (12) os organizadores da competição.

O acesso às arenas esportivas, limitado a 10% da capacidade de cada instalação, será reservado exclusivamente aos torcedores do clube mandante, que terão de fazer um “teste rápido de covid-19” para serem admitidos no local, segundo as informações oficiais.

Estas partidas serão “eventos-teste” com o objetivo de “permitir o regresso do público aos estádios”, explicou a Liga Portugal (entidade que organiza o campeonato). “Os clubes devem seguir as orientações que foram aplicadas nos testes-piloto já realizados”, afirmou a Liga.

“A decisão foi tomada depois de várias reuniões da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol com as autoridades de saúde pública e o governo, e que se intensificaram nas últimas semanas. O plano apresentado pelas entidades desportivas contou com a colaboração e validação da Direção Geral da Saúde”, diz o comunicado da entidade.

Os duelos da 34ª e última rodada serão na próxima quarta-feira, 19 de maio, com horários a serem confirmados. Após 19 anos de espera, o Sporting conquistou seu 19º campeonato português, ao vencer na terça-feira o Boavista por 1 a 0, em seu estádio José Alvalade, em Lisboa.

Clubes de futebol

jás clubes de futebol espanhóis receberam luz verde nesta quarta-feira (12) para que os torcedores voltem aos jogos nas duas rodadas finais desta temporada em regiões com baixos níveis de infecções por covid-19.

O ministro do Esporte, José Manuel Uribes, anunciou que um máximo de cinco mil espectadores poderão assistir aos jogos em regiões com menos de 50 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, o que significa que as regiões de Valência e Galiza poderão receber os torcedores de volta.

“A escolha dos espectadores será uma decisão dos clubes: uma loteria, um sistema de recompensa aos mais antigos”, disse Uribes. “Este é um primeiro passo com vista a muitos mais – o segredo para nós era começar de novo.”

A ministra da Saúde, Carolina Darias, acrescentou que outras equipes podem receber torcedores se a taxa de infecção de sua região cair para menos de 50 por 100 mil habitantes. As informações são das agências de notícias AFP e Reuters.

Sair da versão mobile