Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2022
Lula só aceitou ir na posse depois que soube que Bolsonaro não discursaria.
Foto: ReproduçãoO ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), toma posse como presidente da Corte nesta terça-feira (16) e três candidatos à Presidência da República devem comparecer à cerimônia: Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB).
Ao longo do dia, Bolsonaro terá compromisso em Minas Gerais, que marcará o início da campanha eleitoral. À noite, ele viaja a Brasília para acompanhar a posse de Moraes. O único compromisso público de Tebet para esta terça-feira, por enquanto, é a cerimônia no TSE.
No início da noite desta segunda-feira (15), foi anunciado que o primeiro ato que o ex-presidente Lula faria para estrear sua campanha oficial foi cancelado por riscos à sua segurança. O petista participaria de um evento na porta da MWM Motores e Geradores às 7h, em São Paulo.
Segundo o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, conhecido como Juruna, os sindicalistas da entidade já haviam sido convidados e, muitos, estavam se deslocando para a capital paulista. “Nos pegou de surpresa porque já estava tudo certo. Os sindicalistas já estavam preparados para ir apoiar Lula.”
A entidade, no entanto, foi comunicada pela equipe de segurança da campanha que o local escolhido não era adequado e, por isso, o ato seria cancelado.
Na semana passada, Moraes se encontrou com Bolsonaro e o convidou oficialmente para a cerimônia. O ato foi visto como uma tentativa de aproximação por parte do governo com a cúpula da Justiça eleitoral. Bolsonaro já confirmou presença.
Além dele, todos os ex-presidentes da República também foram convidados para a posse, entre os quais Dilma Rousseff (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A cordialidade é de praxe em eventos como este.
Devido à presença dos políticos, a posse vai ocorrer sob esquema de segurança reforçado. A solenidade tem início às 19h, na sede do tribunal, em Brasília. Ao todo, foram distribuídos 2 mil convites para a cerimônia.
Ex-presidentes
Moraes chamou para a sua posse todos os ex-presidentes da República. Além de Lula, ele convidou Michel Temer, Dilma Rousseff, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney. Na cerimônia, o ministro Ricardo Lewandowski vai assumir o posto de vice-presidente do TSE.