Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 6 de novembro de 2020
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que é possível medir os efeitos mentais decorrentes da pandemia ao analisar a linguagem que as pessoas usam virtualmente para expressar sua ansiedade. O estudo foi publicado no Journal of Internet Medical Research em outubro.
Analisando mais de 800 mil postagens do Reddit (rede social na qual os usuários podem divulgar links, postagens e imagens, avaliando-osde forma positiva ou negativa), os cientistas identificaram mudanças no tom e no conteúdo que as pessoas publicaram no primeiro quadrimestre de 2020, enquanto a primeira onda de Covid-19 progredia. A análise revelou várias mudanças importantes nas conversas sobre saúde mental, incluindo um aumento geral na discussão sobre ansiedade e suicídio.
Os pesquisadores analisaram postagens de 15 grupos de subreddit dedicados a uma variedade de doenças mentais, incluindo esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar. A partir daí, eles mediram a frequência de palavras como ansiedade, morte, isolamento e abuso de substâncias em postagens agrupadas com base em semelhanças na linguagem usada. Essas abordagens permitiram aos pesquisadores identificar afinidades entre as publicações de cada grupo após o início da pandemia, bem como diferenças entre os grupos.
Os pesquisadores observaram que a maioria dos grupos de apoio começaram a postar sobre a Covid-19 em março, enquanto que o grupo dedicado à ansiedade sobre a saúde começou muito antes, em janeiro. À medida que a pandemia avançava, outros grupos de saúde mental começaram a se assemelhar ao grupo de ansiedade Os grupos de saúde mental mais afetados negativamente no início da pandemia foram aqueles relacionados ao TDAH e transtornos alimentares.
Os pesquisadores também agruparam as postagens sobre temas como solidão ou uso de substâncias e rastrearam como esses grupos mudaram conforme a pandemia progredia. Postagens relacionadas a suicídio mais que dobraram em relação aos níveis pré-pandêmicos, e os grupos que se tornaram significativamente associados ao grupo de suicídio durante a pandemia foram os de apoio para transtorno de personalidade borderline e transtorno de estresse pós-traumático.
As descobertas podem ajudar psiquiatras e moderadores de fóruns do Reddit a melhor identificar e ajudar as pessoas com problemas de saúde mental, dizem os pesquisadores em nota. As análises também ajudarão os profissionais de saúde mental a identificarem segmentos da população que são mais vulneráveis a declínios na saúde mental causados não apenas pela pandemia de Covid-19, mas por outros fatores de estresse mental, como eleições ou desastres naturais. As informações são da revista Galileu.