Com reforço na segurança por parte da Brigada Militar e da Guarda Municipal, o posto de saúde da Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre, foi reaberto por volta das 7h30min desta segunda-feira (28). A decisão foi tomada em reunião no domingo com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, de servidores, lideranças da comunidade e representantes do Conselho Municipal de Saúde e de entidades de classe ligadas à área.
O local foi fechado na sexta-feira (25) devido à violência na região. Um ônibus da linha Santa Tereza foi incendiado ao lado do posto de saúde da Cruzeiro. Três homens encapuzados atearam fogo no coletivo. Antes, um homem morreu e outros sete ficaram feridos em um tiroteio na vila. Conforme a Brigada Militar, os ocupantes de um carro efetuaram disparos contra as pessoas que estavam próximas ao posto de saúde. Os crimes têm ligação com o tráfico de drogas.
Operação
Desde o início da manhã desta segunda, a BM realiza uma operação na Vila Cruzeiro e no Morro Santa Tereza. Cerca de 150 policiais participam da ação. Um helicóptero da corporação sobrevoa a região. Pelo menos quatro suspeitos foram presos – um estava em um carro roubado e os outros com armas e drogas. A ação ocorre por tempo indeterminado, segundo a BM, que mantém uma base fixa e uma plataforma de observação na vila. Os ônibus circulam normalmente na Cruzeiro.