Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2015
A caderneta de poupança já “perdeu” 29 bilhões de reais em recursos este ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo BC (Banco Central). Em abril, houve saída líquida de recursos (retiradas menos depósitos) de 5,85 bilhões de reais – o pior resultado para um mês de abril.
Foi o quarto mês seguido em que as retiradas superaram os depósitos na caderneta. Em março, foram 11,43 bilhões de reais, a maior retirada de recursos da mais tradicional modalidade de investimentos do País para todos os meses. A série histórica do BC tem início em janeiro de 1995.
Com isso, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano a retirada líquida de recursos ficou em 29,08 bilhões de reais – mais que o valor de toda a entrada de recursos registrada no ano de 2014 fechado, que foi de 24,03 bilhões de reais.
A saída de recursos nos quatro meses do ano também é maior que a registrada em todos os anos fechados da série do BC – até o momento, o pior resultado para um ano fechado foi em 2003, quando houve saída líquida de 10,4 bilhões de reais da caderneta.
Desta forma, o volume total de recursos aplicados na caderneta recuou novamente em abril. No fim do ano passado, o estoque de recursos na poupança totalizava 662,7 bilhões de reais. No fim de abril, já estava em 648 bilhões de reais. AG)