Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de março de 2021
Mais de 260 mudas de árvores nativas foram plantadas no entorno da via para desfazer um ponto de descarte irregular de lixo
Foto: PMPA/DivulgaçãoA praça Symcha Melon, localizada nas ruas Fúlvio Bastos e Elvira Dendena, no bairro Hípica, Zona Sul de Porto Alegre, foi a escolhida para receber mudas de ingá, angico, ipê, jerivá e araucária, entre outras árvores nativas da Mata Atlântica. O plantio é uma ação voluntária da Heineken como legado do projeto Heineken Green Your City, realizado em Porto Alegre no início de 2020.
Coordenados pela Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade), os plantios foram realizados junto à mata ciliar, restaurando a paisagem natural que existia no local, contornando a borda do curso de água ali existente. Mais de 260 mudas de árvores nativas foram plantadas no entorno da via para desfazer um ponto de descarte irregular de lixo.
O plantio, na área de 700 metros, foi feito por meio da técnica chamada “Floresta de Bolso”, desenvolvida pelo botânico Ricardo Cardim, no qual se busca reproduzir as características naturais da Mata Atlântica. A composição e espaçamento das mudas procuram respeitar a evolução original das florestas, o que proporciona um crescimento mais rápido, menor índice de perdas, baixo consumo de água e menos manutenção.
“A comunidade de Porto Alegre agradece a iniciativa da empresa. Nosso trabalho, agora, é conscientizar os moradores do entorno para cuidarem e preservarem as novas mudas”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
“A empresa acredita que cidades mais verdes são um dos pilares mais importantes para um futuro melhor e mais sustentável. Hoje, restam menos de 13% da Mata Atlântica, mata nativa de cidades como São Paulo e Porto Alegre. O evento realizado tinha como objetivo chamar atenção para esse tema por meio da criação de oásis verdes nas cidades”, explica o gerente de marketing da marca no Brasil, Guilherme Retz. As mudas terão manutenção por seis meses. A ação também aconteceu em São Paulo.