Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de janeiro de 2019
A Smans (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) divulgou o relatório referente à balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo. Os dados indicam que todos os pontos permanecem próprios para banho. Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).
A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000, do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), e estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100mL. Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2000 NMP/100mL. Além disso, o valor do PH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0. Por questões de saúde e segurança, a Smams desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre.
Confira os pontos analisados:
Belém Novo
Posto 1 (Praça Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) – Águas próprias para banho.
Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – Águas próprias para banho.
Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só) – Águas próprias para banho
Lami
Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas) – Águas próprias para banho.
Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) – Águas próprias para banho.
Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510) – Águas próprias para banho.
Piscinas públicas de Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre divulgou o relatório de frequência nas piscinas públicas da Capital. Desde a abertura oficial, no dia 8, mais de 1, 5 mil pessoas registraram presença nos banhos livres. Para participar das aulas de natação e hidroginástica, inscreveram-se 677 pessoas. As piscinas funcionam de terça a domingo, das 9h às 18h. O turno da manhã está destinado para atividades paralelas e na parte da tarde, a partir das 14h30min, são liberadas para banhos livres.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Nádia Gerhrad, a procura demonstra o quanto a ação é importante para população. “Para muitos porto-alegrenses as piscinas públicas são o único lazer de verão. A oportunidade oferecida gera mais do que diversão, oportuniza aproximação entre os moradores e momentos de reunião familiar”, ressalta.
Neste ano a prefeitura firmou parceria com a Associação Brasileira de Químicos, que disponibilizou técnico responsável pelo controle da qualidade da água das piscinas. Os produtos químicos necessários serão fornecidos por meio de convênio com o Departamento Municipal de Água e Esgotos.
A temporada é uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Coordenação-Geral de Esporte, Recreação e Lazer, e conta também com a parceria das secretarias da Educação, Saúde, Segurança, Dmae, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Guarda Municipal e Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania).