Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de janeiro de 2016
Por que não Uruguai? Cada vez mais pessoas descobrem os encantos do nosso país vizinho, que vem se mostrando uma opção perfeita para todos os tipos de turistas. Em mais de 200 quilômetros de costa, a região leste do país, uma das mais próximas da fronteira com o Rio Grande do Sul, abriga algumas das cidades mais visitadas pelos brasileiros devido as belas praias.
Para quem segue pela BR-471 e entra no Uruguai pela Ruta 9, a Barra del Chuy, é o primeiro grande balneário uruguaio, a pouco mais de 500 quilômetros de Porto Alegre. O local possui uma extensa praia de águas cristalinas, areias brancas e enormes dunas. Fica ainda mais interessante pela proximidade do Chuí, a cidade fronteiriça com o Brasil, famosa por seus freeshops.
Ainda no departamento (como são chamados os Estados no Uruguai) de Rocha, encontram-se belas praias como Punta del Diablo, um pequeno vilarejo com noites agitadas, Cabo Polônio (já na Ruta 10), balneário rodeado de centenas de lobos marinhos, onde só é possível acessar através de veículos especiais que atravessem suas grandes dunas, e La Paloma, uma tradicional praia uruguaia.
Seguindo a Ruta 10, chega-se ao departamento de Maldonado, onde estão as praias mais glamourosas da costa uruguaia. A primeira delas, José Ignácio, é uma tranquila e bela praia onde a gastronomia se destaca entre as principais atrações. La Barra e Manantiales são antigas vilas de pescadores caracterizadas por casas coloridas no meio de um importante centro comercial, dominado por marcas internacionais de roupas e carros.
Punta del Este é reconhecida internacionalmente como um dos principais balneários da América e o mais exclusivo da região. A pouco mais de 700 quilômetros de Porto Alegre, Punta é caracterizada pelas luxuosas casas de veraneio, altos prédios de frente para o mar e enormes iates no porto. Percorrendo a cidade o visitante encontra diversas esculturas que se unem a beleza natural do local.
Em Punta Ballena pode-se apreciar um pôr do sol como em poucos outros lugares do mundo – de dentro da Casa Pueblo, uma das construções mais emblemáticas da arquitetura mundial, obra do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. Atualmente, a cidadela inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura.
Projeto nacional.
Em recente entrevista, a ministra do turismo, Liliam Kechichian, destacou a importância do turismo para promover o país. “Estamos convencidos de que, na última década, o turismo tornou-se um projeto do país. Viemos trabalhando ininterruptamente sob um mesmo objetivo, ajustando nossa estratégia às circunstâncias”, explicou.
Liliam destacou os esforços no país para receber os brasileiros, citando a campanha de isenção de impostos a turistas em serviços de hospedagem, aluguel de veículos, locação de imóveis, gastronomia e catering para festas e eventos até 31 de março deste ano. O desconto é de 21% no pagamento de qualquer um destes serviços, desde que feitos com cartão de crédito.
Para saber mais sobre o turismo no Uruguai, visite Uruguay Natural. (Paula Tanscheit)
(A repórter viajou ao Uruguai a convite do Ministério do Turismo e Esportes do país)