Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2024
Com o tema “Um bicentenário com mais de 200 anos! São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”, a Império do Sol é a escola de samba vencedora do Grupo Prata do Carnaval de Porto Alegre 2024.
A escola de samba de São Leopoldo levou para o Complexo do Porto Seco um enredo sobre o bicentenário da imigração alemã. A agremiação conquistou 238,9 pontos. “Esta conquista mostra que a Região Metropolitana tem um Carnaval de muita qualidade”, disse o presidente da Império do Sul, Alzemiro da Silva.
A vice-campeã foi a União da Tinga, com 238,5 pontos. Em terceiro ficou Unidos da Vila Mapa. Já a Academia de Samba Puro foi a última classificada no grupo Prata e ficará dois anos sem desfilar.
O processo de apuração das 18 agremiações que se apresentaram nas noites de sexta-feira (23) e de sábado (24) começou às 14h desta segunda-feira (26) no Complexo Cultural Porto Seco, na capital gaúcha. Os 32 jurados avaliaram oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasias, alegorias, evolução e mestre-sala e porta-bandeira.
“Presenciamos o maior carnaval dos últimos tempos. Foi apoteótico o espetáculo apresentado pelas agremiações na pista. O show também veio do público, que lotou cada centímetro da estrutura. A cultura popular mostrou a sua força”, afirmou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.
A Império do Sol foi a escola que abriu a disputa na segunda noite de desfiles do Carnaval 2024 e trouxe para a avenida do samba, as marcas da tradição alemã, presentes nas variadas contribuições, que faz de São Leopoldo o berço da colonização alemã no Brasil.
O desfile contou com um elemento cênico: um tripé denominado Padre Reus, o Milagreiro de São Leopoldo e mais três alegorias. Uma no abre-alas, representando os tempos imemoriais, e a segunda sobre a chegada dos imigrantes vindos da Europa. Fechando o desfile, a terceira alegoria representando a cidade de São Leopoldo em festa e o congraçamento das etnias. A passagem da escola contou também com 15 alas incluindo as obrigatórias como comissão de frente e ala da baianas.
Ficha técnica
– SCBC Império do Sol
– Fundação: 20/02/1988
– Presidente: Alzemiro Jacintho da Silva
– Diretor de bateria: Joubert Luiz Machado dos Santos
– Enredo: Um Bicentenário com mais de 200 anos! São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada
– Compositores: Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Inácio Rios e Chico Professor
– Intérprete: Cezar Augusto Senna – Cézinha