O Grêmio foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, na tarde deste domingo (18), e chegou aos sete jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Na partida da 26ª rodada, o time gremista foi comandado pelo interino James Freitas na Arena. O técnico optou por começar o duelo com Ramiro no lugar de Jaílson. A aposta não deu certo, pois o volante foi vaiado e substituído na segunda etapa. Com o resultado negativo, a equipe do Tricolor caiu para o 11º lugar, com 37 pontos. Os cariocas ocupam o sexto posto (40 pontos).
Após o compromisso, os dirigentes gremistas confirmaram Renato Portaluppi como novo técnico. O ídolo chega a Porto Alegre às 10h30min desta segunda-feira (19) e estreia na casamata contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil, na quarta (21). Valdir Espinosa será o coordenador e Adalberto Preis acumula a função de vice de futebol.
No primeiro tempo do jogo, o Grêmio envolveu o adversário e criou chances. Curiosamente, nenhuma delas foi um lance claro de gol. Aos 40 minutos, na única jogada mais aguda, o Flu marcou o gol da vitória com Gustavo Scarpa.
Na etapa final, Henrique Almeida ingressou na vaga de Ramiro aos 12min. O time partiu para o ataque, mas a situação se repetiu: não criou lances para empatar. Houve muitos passes de lado e pouca objetividade. Marquinho, aos 39min, recebeu a bola livre na área e perdeu a chance de ampliar ao concluir por cima da meta.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio só retorna a campo no próximo domingo (25), diante da Chapecoense, na Arena. Edílson, Kannemann e Maicon, que receberam o terceiro cartão amarelo, desfalcam o time.
Grêmio (0): Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Henrique Almeida), Douglas (Batista) e Pedro Rocha (Guilherme); Luan. Técnico: James Freitas (interino).
Fluminense (1): Julio César; Wellington Silva, Gum, Henrique e Giovanni; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa e Marcos Junior (Richarlison); Wellington (Edson) e Henrique Dourado (Marquinho). Técnico: Levir Culpi.
Local: Arena do Grêmio. Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO), com Fabiano da Silva Ramires (ES) e Edson Antonio de Sousa (GO). Gol: Gustavo Scarpa (40min/1°T). Cartões amarelos: Edílson, Geromel, Kannemann e Maicon (GRE); Henrique Dourado, Pierre e Wellington Silva (FLU). Público total: 13.879. Renda: R$ 383.424,00.