Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de março de 2023
De acordo com o Índice FipeZap, as 11 capitais avaliadas registraram alta nos aluguéis em fevereiro
Foto: DivulgaçãoOs preços médios dos aluguéis no Brasil dispararam nos últimos meses. Dados do Índice FipeZap mostram que os valores médios subiram 1,61% em fevereiro – o oitavo avanço consecutivo. Em 12 meses, a alta acumulada é de 17,05%.
O cenário, segundo especialistas, reflete uma série de fatores, tais como: uma “recomposição de preços” após negociações mais brandas durante a pandemia de coronavírus, a variação dos indexadores de aluguel e a maior demanda por imóveis bem localizados para locação, principalmente em meio à volta das pessoas para os centros empresariais.
De acordo com o Índice FipeZap, todas as 11 capitais avaliadas registraram alta nos aluguéis em fevereiro, com destaque para Florianópolis (SC) e Goiânia (GO), que tiveram avanços de mais de 4% no período. Em 12 meses, essas duas capitais acumulam altas de 33,36% e 31,23%. Em Porto Alegre, foi registrada uma aumento de 12% em 12 meses.
Segundo especialistas, grande parte dos aumentos vistos nos últimos meses respondem por uma recomposição de preços por parte dos proprietários dos imóveis após a pandemia, que, naquela época, permitiram a manutenção dos valores dos aluguéis nos contratos ou optaram por fazer ajustes com desconto.
Apesar dos aumentos recentes vistos nos preços dos aluguéis, os especialistas indicam que a expectativa é de desaceleração ao longo dos próximos meses.