O prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Maurício Barbosa Borges (PP), será réu em ação penal por agressão. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aceitou a denúncia contra o político. Borges teria dado um soco no rosto da ex-líder do partido do político e teria desacatado um policial militar com ofensas e agressões com socos e pontapés.
O acusado rejeitou a proposta de composição dos danos formulada pela vítima e também negou interesse em uma proposta de transação penal. A defesa do prefeito argumentou que o atestado médico apresentado não demonstrou as lesões. E, em relação ao delito de desacato, foi negada a participação do Chefe do Executivo Municipal. Segundo o prefeito, ele foi vítima de truculência policial ao ser atingido por spray de pimenta nos olhos.
Em seu voto, o relator desembargador Newton Brasil de Leão, ao receber a denúncia desclassificou o delito de lesões corporais para contravenção penal de vias de fato. Acompanharam o voto o desembargador Julio Cesar Finger e o juiz de Direito Mauro Borba.