Ícone do site Jornal O Sul

Prefeito de Porto Alegre participa de evento de urbanismo na Colômbia

Além de debate sobre infraestrutura e ecologia, Sebastião Melo conhecerá sistema de transporte público em Bogotá. (Foto: Divulgação/Transmilenio)

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participa nesta quinta-feira (29) de um fórum em Bogotá (Colômbia) sobre cidades resilientes e sustentáveis. A convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), ele está entre os debatedores de um painel sobre infraestrutura e ecologia urbana. O evento prossegue até sexta (1º).

Conforme sua assessoria, o chefe do Executivo apresentará projetos já colocados em prática ou ainda em andamento na área de sustentabilidade. É o caso da revitalização da orla do Guaíba, do Viveiro Municipal para produção de mudas nativas e da operação em consórcio com a iniciativa privada para transformação ambiental e urbanística do entorno da avenida Ipiranga e recuperação do Arroio Dilúvio.

Autoridades e gestores municipais oriundos de diversos países discutirão assuntos considerados fundamentais, além de trocar experiências sobre iniciativas em sintonia com a proposta do fórum.

Visita

Em meio à agenda de compromissos no país latino-americano, o prefeito porto-alegrense será recepcionado pelo embaixador brasileiro na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita. Acompanha a comitiva de Melo o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Smurb), Germano Bremm.

Ambos também programaram uma visita à empresa TransMillenio, operadora de um sistema de transporte público que utiliza veículo leve sobre pneus sobre uma espécie de canaleta e que hoje, quase 25 anos desde a sua implantação, representa um dos principais meios de deslocamento para os cidadãos de Bogotá.

Antes do embarque para o evento, Sebastião Melo cumpriu compromissos no Rio de Janeiro. Durante o período de ausência (até domingo, 3 de março), o comando do Executivo da capital gaúcha é exercido temporariamente por sua vice, Ricardo Gomes.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile