Quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2016
O registro de candidatura do prefeito e vice-prefeito eleitos de Arroio Grande, composta por Luis Henrique Pereira da Silva e Ivan Antônio Guevara Lopes foi cassada pelo juiz eleitoral da 92ª Zona. Também foi deferido o pedido de cassação do registro do candidato a vereador Sidiney Jesus Mattos Bretanha, declarando, ainda, a sua inelegibilidade e a do candidato a prefeito pelo período de oito anos, a contar do pleito de 2016. A medida atende a pedido do MP (Ministério Público).
Na ação, assinada pela promotora de Arroio Grande, Cristiane Levien, ficou comprovado o abuso do poder político e econômico dos réus por terem Sidney e Luis Henrique feito promessas econômicas a candidato a vereador por coligação contrária, para que este desistisse de sua candidatura e passasse a apoiar aqueles, subindo em seu palanque nos comícios de fim de campanha.
Em troca de apoio, os réus prometeram ao candidato a vereador Deivi Moraes de Oliveira um tatame para a prática de artes marciais, que seria custeado com recursos públicos do fundo municipal de esporte, além de dinheiro e um cargo público. Embora a proposta tenha sido recusada pelo candidato, foram gravados diálogos entre Deivi, Sidney e Luis Henrique, cujos áudios foram considerados prova lícita pela Justiça Eleitoral para demonstrar os abusos, acolhendo tese do Ministério Público.