O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, ao dar as boas-vindas aos participantes do V Fórum Água é Vida, inserido no Projeto RS Sustentável, da Rede Pampa, mencionou “a felicidade gigantesca de receber o evento na sede da Prefeitura”. O momento foi marcado ainda pela assinatura de um novo contrato com a Corsan, “sem dúvida nenhuma, o contrato mais complexo que firmamos com a Corsan e que vai elevar em cem por cento a responsabilidade da Companhia com o município”.
Hoje, segundo o prefeito, 52% da população está atendida sob o ponto de vista do esgoto sanitário e os planos são de chegar a 80% em três anos. Com esta renovação de contato, uma das áreas beneficiadas será a de Camobi, que abriga a base aérea e a cidade-universitária. A renovação de contrato se estende por 30 anos. Como atesta Pozzobom, inclui a água não apenas como mais um item de planejamento de sua gestão, mas “como elemento de saúde”.
Segundo o presidente da Corsan, Flávio Presser, o convênio prevê o repasse de 524 milhões de reais à Prefeitura, no entanto, nos próximos quatro anos, o repasse será de 48 milhões, sendo 12 milhões/ano.
Estes repasses visam também a entrega à comunidade uma perimetral ligando o bairro Minuano à cidade-universitária, além de outras obras de mobilidade urbana, agregadas ao saneamento. “A perimetral é um presente para todos os santa-marienses”, justifica o prefeito.