A Prefeitura de Porto Alegre aperta o cerco contra o comércio irregular de álcool gel e a venda de produtos a preços abusivos estimulada pela pandemia de coronavírus.
A Diretoria de Fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e a Guarda Municipal apreenderam um lote com 32 frascos do produto nesta quinta-feira (19), na Zona Norte da Capital. Ambulantes revendiam os artigos sem procedência na região da avenida Assis Brasil.
A operação integrada, que também percorreu o Centro Histórico, regiões da avenida Ipiranga e da avenida Farrapos será ampliada para garantir que a população não seja lesada. Os itens confiscados serão repassados para análise da Vigilância Sanitária.
Na quarta-feira (18) uma ação entre o Procon Porto Alegre e a Diretoria de Fiscalização autuou uma farmácia por comercializar máscaras de proteção respiratória, outro item buscado para evitar a contaminação, a preço abusivo. Também foram apreendidas 54 embalagens de máscaras com rótulos sem a descrição em português. Os dois casos violam o Código de Defesa do Consumidor.